A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu confirmou a primeira morte por Covid-19 registrada neste ano no município. A vítima é um homem de 66 anos, que estava em tratamento contra o câncer e apresentou complicações respiratórias. Ele ficou internado por 14 dias no Hospital Itamed (antigo Costa Cavalcanti) e faleceu no dia 20 de janeiro.
O caso passou por exames complementares para confirmação da causa do óbito, devido às comorbidades do paciente, o que gerou atraso na notificação. Segundo a supervisora de Doenças Transmissíveis da Vigilância Sanitária, Pâmela Fragata, o cuidado na investigação é essencial.
“Nós estamos sempre em alerta, não só para a Covid, mas também para outros vírus respiratórios, o que exige atenção redobrada para a identificação correta da causa da morte”, destacou.
Casos e panorama estadual
Foz do Iguaçu contabilizou, até o momento, 12 casos positivos de Covid-19 em 2025. A orientação atual é testar todos os pacientes com sintomas respiratórios que necessitem de internação. “Nos primeiros meses da pandemia, todos os casos eram testados. Hoje, com sintomas leves, muitas pessoas não buscam atendimento, o que dificulta o rastreamento dos casos”, explicou Pâmela.
No Paraná, entre janeiro e março deste ano, foram registrados 8.464 diagnósticos positivos e 44 mortes causadas pela doença. Os óbitos ocorreram em várias regiões do estado, com destaque para Curitiba (7), Londrina (5), Guarapuava (4) e Maringá (3). Foz do Iguaçu tem, até o momento, um caso fatal confirmado em 2025.
Retrospecto da pandemia
Em março, a pandemia completou cinco anos desde que foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março de 2020. A Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional foi encerrada em 5 de maio de 2023.
No Brasil, mais de 37,5 milhões de pessoas foram infectadas. No Paraná, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foram confirmados 2.727.861 casos e 44.926 mortes desde o início da pandemia.
Em Foz do Iguaçu, o total acumulado chega a 85.910 casos positivos e 1.345 óbitos relacionados às complicações da Covid-19.
Vacinação segue ativa
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu recentemente 2.420 doses de vacinas contra a Covid-19. Deste total, 420 são da Pfizer, voltadas para crianças de 6 meses a 4 anos de idade. As doses estão disponíveis nas unidades de saúde Cidade Nova, São João, Morumbi 2, Vila Yolanda e Profilurb 2. A medida busca evitar perdas, já que os frascos precisam ser utilizados em até 12 horas após abertos.
As outras 2 mil doses são da vacina Zalika, destinadas a pessoas com 12 anos ou mais, incluindo idosos, gestantes e integrantes dos grupos prioritários. A aplicação está disponível nas 29 unidades básicas de saúde do município.
Mín. 18° Máx. 25°