Sexta, 25 de Abril de 2025
Publicidade

Paraguai suspende negociações do Anexo C do Tratato de Itaipu

Medida vem em decorrência da suposta espionagem feita pela Abin no processo de revisão das bases comerciais da binacional.

04/04/2025 às 08h25 Atualizada em 04/04/2025 às 16h15
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Alexandre Marchetti - Itaipu Binacional
Foto: Alexandre Marchetti - Itaipu Binacional

​O governo paraguaio decidiu suspender indefinidamente as negociações referentes ao Anexo C do Tratado de Itaipu, que estabelece as bases financeiras e de prestação dos serviços de eletricidade da usina hidrelétrica compartilhada entre Paraguai e Brasil. Essa decisão foi tomada após a revelação de que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) teria realizado espionagem contra altos funcionários paraguaios, visando obter informações sigilosas sobre as negociações comerciais relacionadas à Itaipu. ​

O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Ruben Ramírez, convocou o embaixador brasileiro em Assunção, José Antônio Marcondes de Carvalho, para fornecer explicações detalhadas sobre o incidente. Ramírez classificou a ação como uma violação do direito internacional e uma intromissão em assuntos internos do Paraguai. Ele afirmou que todas as negociações sobre as tarifas da hidrelétrica estão suspensas até que o Brasil ofereça esclarecimentos satisfatórios. ​

A operação de espionagem teria sido autorizada em 2022, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, e envolveu a invasão de computadores paraguaios para acessar informações confidenciais sobre as negociações tarifárias da Itaipu. O atual governo brasileiro, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, negou qualquer envolvimento na ação e afirmou que, ao tomar conhecimento do fato, determinou sua suspensão em março de 2023. A Polícia Federal do Brasil está investigando a legalidade da operação.

O ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Giménez, defendeu a suspensão das negociações, enfatizando a necessidade de restabelecer a confiança mútua entre os dois países para avançar nas discussões sobre a hidrelétrica de Itaipu. ​

A suspensão das negociações ocorre em um momento em que Brasil e Paraguai estavam em processo de revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, conforme previsto no acordo original assinado há 50 anos. As negociações visavam estabelecer novas bases financeiras para a operação da usina, buscando beneficiar o desenvolvimento de ambos os países. 

A Itaipu Binacional é uma das maiores geradoras de energia limpa e renovável do mundo, sendo fundamental para o abastecimento energético de Brasil e Paraguai. A suspensão das negociações pode impactar as relações bilaterais e o futuro da cooperação energética entre os dois países

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias