Sexta, 25 de Abril de 2025
Publicidade

Avançam as tratativas para travessia de balsa entre Argentina e Paraguai

Nova rota fluvial irá interligar os países fronteiriços pelo Rio Paraná.

07/04/2025 às 15h26 Atualizada em 08/04/2025 às 13h46
Por: Redação Fonte: Da Redação
Compartilhe:
Foto: MOCP
Foto: MOCP

Novo caminho na faixa de fronteira. O Itamaraty argentino informou oficialmente ao governo do Paraguai que concedeu permissão para o funcionamento de uma balsa ligando as cidades de Domingo Martínez de Irala, no lado paraguaio, e Puerto Libertad, na margem argentina, através do rio Paraná. A nova travessia ficará cerca de 55 km de Foz do Iguaçu, sentido sul.

Essa liberação era uma das últimas exigências pendentes para viabilizar a travessia, aguardada há décadas pela população de ambos os municípios.

A operação ficará a cargo da Macuco Ecoaventura y Navegación, empresa paraguaia pertencente ao Grupo Macuco, cuja sede é em Foz do Iguaçu.

Apesar da autorização já ter sido emitida, ainda não há previsão oficial para o início das atividades. As maiores barreiras estão ligadas à ausência de estrutura de controle alfandegário na Argentina. Segundo informações do jornal La Nación, a Capitania de Puerto Iguazú não possui, no momento, orçamento suficiente para erguer um ponto de inspeção aduaneira, o que inviabiliza o funcionamento da balsa. 

Por outro lado, a administração local de Puerto Libertad está promovendo intervenções no terminal fluvial com o objetivo de acelerar a liberação do serviço.

A embarcação escolhida para operar a rota fluvial é chamada “Rainha Irala”, com estrutura capaz de comportar até 30 automóveis e 130 pessoas.Projetada especialmente para navegar pelo rio Paraná, a balsa tem 52 metros de extensão e 12 de largura. A balsa poderá transportar passageiros, veículos e cargas.

A ligação entre Irala e Libertad representa um antigo desejo dos moradores da região, que hoje contam apenas com pequenos barcos para atravessar o rio. Além disso, a nova travessia servirá como uma alternativa estratégica para os residentes do sul de Alto Paraná, encurtando o percurso até o território argentino e funcionando como uma rota mais prática em direção ao Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias