Sexta, 25 de Abril de 2025
Publicidade

GSI avança na elaboração da Estratégia Nacional de Fronteiras

A segunda reunião ordinária do CNFron demonstra um progresso significativo no planejamento estratégico em prol das fronteiras brasileiras.

08/04/2025 às 20h41 Atualizada em 10/04/2025 às 11h08
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Divulgação - Governo Federal
Foto: Divulgação - Governo Federal

Na última quarta-feira, 2, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) conduziu a 2ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Fronteiras (CNFron), marcando um avanço nas discussões sobre a implementação da Política Nacional de Fronteiras, instituída pelo Decreto nº 12.038, de 29 de maio de 2024.

O CNFron atua no âmbito da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Conselho de Governo e é composto por 32 órgãos do Governo Federal, sendo responsável pela orientação e acompanhamento da elaboração da Estratégia nacional de Fronteiras (ENAFron).

A reunião foi conduzida pelo General de Divisão Ivan de Sousa Corrêa Filho, Secretário-executivo do GSI/PR, e apresentou os avanços do Grupo de Trabalho Temático e seus quatro subgrupos na elaboração da ENAFron. Na abertura, o Presidente do CNFron destacou a presença de seu sucessor, a partir de 14 de abril próximo, o General de Divisão Washington Rocha Triani.

Os membros do CNFron debateram pontos prioritários da agenda, dentre eles os aprimoramentos para elaboração da Estratégia, a ampliação da participação nessa construção com as contribuições relevantes dos demais entes da federação e sociedade civil, além da apresentação de proposta de cronograma, visando a assinatura do decreto até o final do ano.

A segunda reunião ordinária do CNFron demonstra um progresso significativo no planejamento estratégico em prol das fronteiras brasileiras, consolidando o trabalho iniciado e reafirmando o compromisso do Governo Federal com a modernização das políticas públicas e a ampliação da cooperação entre os diversos atores envolvidos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias