Sexta, 25 de Abril de 2025
Publicidade

Construção do novo Porto Seco de Foz entra em fase de licenciamento ambiental

Segundo a empresa, a documentação enviada ao sistema do IAT atende às exigências estabelecidas na Licença Prévia, obtida no final de 2024.

11/04/2025 às 08h19 Atualizada em 11/04/2025 às 12h14
Por: Redação Fonte: Da Redação com Assessoria
Compartilhe:
Foto: Divulgação - Assessoria
Foto: Divulgação - Assessoria

O projeto do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu, que será implantado nas proximidades da BR-277, registrou um avanço significativo nesta semana. A Multilog protocolou, na última segunda-feira (7), a solicitação da Licença de Instalação (LI) junto ao Instituto Água e Terra (IAT), etapa indispensável para o início das obras da infraestrutura logística.

Segundo a empresa, a documentação enviada ao sistema do IAT atende às exigências estabelecidas na Licença Prévia, obtida no final de 2024. Após a liberação da LI e a autorização por parte da Prefeitura Municipal, a Multilog dará início às atividades no local da obra, começando com os trabalhos de terraplenagem e a construção das estruturas previstas no projeto.

“A Multilog, uma das principais operadoras de logística integrada do país, segue cumprindo as etapas necessárias para viabilizar a implantação do novo Porto Seco em Foz do Iguaçu. A interação com diferentes órgãos reguladores, cada um com suas próprias diretrizes e cronogramas, demanda alto nível de organização e planejamento estratégico”, declarou a empresa por meio de nota oficial.

Além do IAT e da administração municipal, o processo de licenciamento ambiental envolve também a Copel (Companhia Paranaense de Energia), o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a Sanepar e o DNIT. Todas essas instituições já concederam as devidas autorizações.

A Multilog também destacou que mantém diálogo constante com a Receita Federal e demais entidades relacionadas ao projeto, com o propósito de assegurar o cumprimento rigoroso de todas as exigências legais.

Com a conclusão da nova unidade, Foz do Iguaçu será ainda mais fortalecida como um centro estratégico de logística. Atualmente, a estrutura da Multilog no município já é considerada o maior Porto Seco da América Latina. Situado em ponto privilegiado na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, o terminal atua de forma integrada ao sistema Siscomex e diversos órgãos fiscalizadores, o que garante agilidade no processo de desembaraço aduaneiro de cargas rodoviárias, operando de forma ininterrupta, 24 horas por dia.

Foz do Iguaçu também abriga o único Porto Seco do país habilitado para a Operação Noturna de Grãos a granel, além de possuir a certificação ER MAPA, que permite a reinspeção de alimentos de origem animal diretamente na entrada do território nacional.

Estrutura e investimentos

Com previsão de investimento na ordem de R$ 500 milhões, a nova estrutura alfandegária será implantada em uma área de 550 mil metros quadrados, localizada fora da zona urbana de Foz, com fácil acesso à Perimetral Leste e à Ponte da Integração Brasil–Paraguai.

O projeto será executado em duas fases. A primeira inclui a construção de um pátio de 197 mil metros quadrados para estacionamento e movimentação de caminhões. Já a área coberta destinada à armazenagem e inspeção será de 7,2 mil metros quadrados, contando com mais de 600 metros quadrados de câmara fria e três docas dedicadas ao armazenamento de cargas que exigem controle de temperatura.

O novo complexo será equipado com tecnologia de ponta, como balanças de alta precisão e scanners para inspeção de cargas. No quesito segurança, o local contará com sistemas avançados de videomonitoramento interno e externo.

Também está prevista uma área de 1,9 mil metros quadrados voltada ao atendimento de motoristas, dividida em oito setores — sete localizados dentro do porto seco e um externo, no bolsão de entrada. Esses espaços incluirão banheiros e áreas de descanso e permanência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias