Terça, 20 de Maio de 2025
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No Paraná, matrículas em tempo integral saltam de 16,3% em 2022 para 21,4% em 2024

Quase todas as etapas de ensino tiveram aumento de matrículas em jornada ampliada no estado.

24/04/2025 às 14h51 Atualizada em 25/04/2025 às 11h12
Por: Redação Fonte: Assessoria
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Foto: Divulgação - Assessoria
Foto: Divulgação - Assessoria

Dados do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), indicam que o estado do Paraná ampliou o acesso à educação integral em quase todas as etapas do ensino da rede pública desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 

Resultado de políticas como a Escola em Tempo Integral e de uma construção coletiva entre Governo Federal, estados e municípios, o percentual de matrículas em jornada ampliada na pré-escola no Paraná passou de 22,8% para 25,4% entre 2022 e 2024.
 

Já no ensino fundamental, o índice saltou de 13,5% em 2002 para 16,8% em 2024, para alunos entre o 1º e 5º ano. Para alunos do 6º ao 9º ano o salto no número de matrículas em tempo integral foi muito expressivo, tendo passado de 5,1% em 2022 para 12,5% em 2024. O mesmo ocorreu nas matrículas para o ensino médio, que saltaram de 4,4% para 10% no mesmo período. Levando-se em conta todas as etapas (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), no Paraná houve aumento de 16,3% em 2022 para 21,4% em 2024.
 

» Acesse os Resultados do Censo Escolar 2024

Nacional

Em todo o país, entre 2022 e 2024, o percentual de dupla jornada nas creches passou de 56,8% para 59,7%. Na pré-escola, o avanço foi de 12,1% para 15,6% e, no ensino fundamental, de 14,4% em 2022 para 19,1% em 2024. O percentual do ensino médio saiu de 20,4% matrículas em 2022 para 24,2% em 2024. Considerando todas as etapas, o aumento foi de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024.

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