Domingo, 20 de Julho de 2025
Publicidade

Câmara de Foz pede Fundo Nacional de Compensação Financeira para cidades de Fronteira

Proposta visa combater defasagem financeira na área da saúde.

01/07/2025 às 13h05 Atualizada em 02/07/2025 às 08h15
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Agência Brasil - Arquivo
Foto: Agência Brasil - Arquivo

Tramitou na Câmara de Foz uma moção de apoio (13/2025) para criação do Fundo Nacional de Compensação para cidades de fronteira, como Foz do Iguaçu, na questão da saúde pública, especialmente pela defasagem histórica financeira que compromete o atendimento na área. A proposição é de autoria do vereador Sidnei Prestes (Mobiliza).

“Aqui atendemos Brasileiros, Paraguaios, Argentinos , turistas e pessoas até de outras cidades. Queremos então, com o fundo, uma compensação para nosso município. Dados oficiais dizem que nós atendemos em 2024 dois milhões de atendimentos na saúde pública. Então é muita gente para pouco dinheiro. Precisamos de mais repasses do Governo do Estado e União para atender os moradores da nossa cidade na questão da saúde”, destacou o vereador Sidnei Prestes (Mobiliza).

O documento ressalta que a rede municipal de saúde de Foz, embora estruturada para atender uma população residente de 285 mil habitantes, enfrenta, há anos, uma demanda muito superior, resultado do atendimento de: moradores dos municípios vizinhos da região Oeste do Paraná; brasileiros que moram no Paraguai; estrangeiros residentes no Brasil; cidadãos paraguaios e argentinos oriundos das cidades limítrofes; turistas nacionais e internacionais, que somam anualmente mais de 2 milhões de visitantes. O que resultaria em um déficit financeiro anual estimado em mais de R$ 82 milhões, onerando excessivamente o orçamento municipal e comprometendo a qualidade dos serviços prestados à população. Evidencia grave injustiça federativa, pois o município de Foz do Iguaçu, assim como outras cidades de fronteira, arca sozinho com os custos decorrentes de sua função regional e internacional, sem a devida compensação financeira. O documento passou pelo plenário da Câmara de Foz e foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e ao Congresso Nacional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias