O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã de quinta-feira (3), o presidente do Paraguai, Santiago Peña, para um café da manhã na Residência da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, na Argentina. O encontro ocorreu horas antes da Cúpula de Chefes de Estado do MERCOSUL.
Na pauta, destaque para a abertura da Ponte da Integração, que liga Foz do Iguaçu a Presidente Franco. Do lado brasileiro, os acessos à nova ligação internacional já atingiram quase 80% de execução e devem ser concluídos até dezembro. Também foram discutidos os próximos passos da Ponte Bioceânica, atualmente em fase de projeto do sistema de controle integrado.
Lula e Peña reafirmaram o compromisso conjunto de retomar a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que trata das condições de partilha da energia excedente gerada pela usina binacional.
Os presidentes ainda conversaram sobre as investigações envolvendo atividades não autorizadas da Abin em território paraguaio, reforçando a importância do diálogo e do respeito mútuo na relação entre os dois países.
O comércio bilateral entre Brasil e Paraguai ultrapassou a marca de 7 bilhões de dólares em 2024, o maior volume da história. Lula aceitou convite para visitar o Paraguai e, em contrapartida, convidou Peña para vir ao Brasil.
Mín. 11° Máx. 24°