Domingo, 20 de Julho de 2025
Publicidade

Paraná recebe mais de 627 mil visitantes no semestre e registra alta de 23,7% no turismo internacional

Foz do Iguaçu segue como principal porta de entrada, recebendo estrangeiros por via aérea e também turistas do Paraguai e da Argentina.

04/07/2025 às 14h58 Atualizada em 06/07/2025 às 10h40
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Divulgação - Assessoria
Foto: Divulgação - Assessoria

O Paraná reafirmou sua posição de destaque entre os principais destinos turísticos do Brasil ao receber 627.858 visitantes internacionais no primeiro semestre de 2025. O número representa um crescimento de 23,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 507.560 turistas estrangeiros entraram no estado. Somente no mês de junho, 43.086 visitantes de outros países estiveram em cidades paranaenses. Os dados são da Embratur, da Polícia Federal e do Ministério do Turismo, e estão disponíveis no Portal de Dados da Agência.

Principal porta de entrada de estrangeiros no estado, Foz do Iguaçu continua sendo o grande polo do turismo internacional. A cidade recebe viajantes por via aérea, além de atrair grande fluxo terrestre vindo do Paraguai e da Argentina, reforçando o papel estratégico da fronteira trinacional na integração turística da América do Sul.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a diversidade de atrativos do Paraná funciona como uma vitrine do Brasil no exterior. “O Paraná possui alguns dos maiores cartões-postais do nosso país e uma oferta turística muito diversificada, que vai de grandes atrativos naturais a centros culturais e de negócios. O estado tem um potencial imenso e, por sua posição estratégica na fronteira, é vital para a integração turística da América do Sul. Essa força, aliada ao trabalho que estamos fazendo, consolida a importância do estado no cenário internacional”, afirmou.

Freixo também destacou o uso de inteligência de dados e a ampliação da conectividade aérea como fatores determinantes para os bons resultados. “A gente tem inteligência de dados, a gente consegue hoje ampliar a malha aérea, que cresceu 18% em 2024 e já aumentou 16% neste ano de 2025. O desempenho de destinos como o Paraná é fundamental para atingirmos nossa meta de superar, pela primeira vez na história, os 7 milhões de visitantes internacionais. Esse é o Brasil da diversidade, da cultura, e essa capacidade de apresentar o país é o trabalho que a Embratur tem feito em todos os mercados mundiais”, completou.

Crescimento nacional

O avanço do turismo no Paraná acompanha a tendência de crescimento observada em todo o país. Nos primeiros seis meses de 2025, o Brasil recebeu 5.332.111 visitantes internacionais — um aumento de 48,2% em relação ao mesmo período de 2024, configurando o melhor resultado da série histórica para o primeiro semestre.

Esse número representa 77,3% da meta anual do Plano Nacional de Turismo 2024–2027, que projeta 6,9 milhões de visitantes estrangeiros em 2025. Caso o ritmo de crescimento se mantenha, o país pode ultrapassar ainda neste ano a meta de 8,1 milhões de turistas originalmente estabelecida para 2027.

Somente em junho, o Brasil registrou a entrada de 444.882 turistas internacionais, o que representa um salto de 33,8% (112.408 chegadas a mais) em relação a junho de 2024.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias