Terça, 25 de Janeiro de 2022 07:10
(45) 99927-6758
Educação Inovação

Alunas do Colégio Sesi criam site de denúncia contra violência doméstica

O projeto está sendo apresentado na 10ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias) e tem previsão de lançamento no próximo ano.

11/11/2021 13h17
Por: Redação Fonte: Assessoria
Divulgação
Divulgação

No dia 25 de maio de 2021, um caso de violência doméstica ganhou amplo destaque na mídia nacional, quando uma mulher de Andradina (SP) pediu socorro para a Polícia Militar, ligando no telefone de emergência 190, de uma forma inusitada: ela simulou um pedido de pizza para não ter suspeita do companheiro. 

O policial atendente compreendeu que se tratava de um pedido de socorro e encaminhou uma viatura para o local. A vítima contou aos policiais que ele fez ameaças de morte a ela e seus filhos. 

O caso inspirou três alunas do Colégio Sesi, de Marechal Cândido Rondon (PR), Lara Luísa Kieling Christmann, Laysa Carol Schaefer e Maria Clara Ferreira Campos a pensarem em uma solução que contribuísse para acolher e denunciar mais casos como este que ocorreu no interior de São Paulo. 

Contribuição Social 

O projeto das estudantes consiste em um website de denúncias, disfarçado de loja de produtos estéticos, onde cada item representa uma violência doméstica: moral (batom líquido), psicológica (batom bullet), física (corretivo), sexual (contorno), entre outros. 

“A plataforma funcionará como um disque denúncia, onde as mulheres acessarão ao site de maquiagem com a finalidade de denunciarem seus agressores. Após a escolha do produto, que representa o tipo de agressão, a denunciante registra o endereço e envia os dados para uma central da polícia”, explicou Lara Kieling Christmann, uma das alunas responsáveis pelo projeto. 

Para a orientadora do projeto, a professora Luciara Ciane Port Thomé, da disciplina de Ciências Aplicadas, o trabalho vai auxiliar muitas pessoas. “É muito bom ver as alunas motivadas na busca de soluções para um problema real. Estamos felizes por estarmos na FIciencias porque é um reconhecimento da relevância do trabalho”, disse. 

De acordo com a orientadora o site deverá estar online a partir do próximo ano. 

FIciencias 

Para o diretor técnico do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), Rafael Deitos, a 10ª edição da FIciencias é uma importante conquista para a Itaipu Binacional e o PTI-BR, deixando um legado de conhecimentos que são produzidos a cada ano. 

“A FIciencias representa a materialização de um dos propósitos do Parque Tecnológico Itaipu, que é transformar conhecimento, competências e tecnologia em soluções. É muito importante que isso comece a ser feito entre os estudantes mais jovens. É com muito orgulho que estamos cumprindo esse papel: estimulando a ciência, a inovação e provocando os alunos a encontrarem soluções para problemas reais”, afirmou Deitos. 

100% Online 

A FIciencias é um evento promovido pela Itaipu Binacional e o PTI-BR. A programação, 100% online, começou na segunda-feira (08) e encerrará na sexta-feira (12). A feira é destinada a estudantes, do ensino fundamental e médio, com o objetivo de apresentar ideias criativas e inovadoras, em diversas áreas das ciências.  

Dos 99 projetos selecionados para a FIciencias 2021, 89 foram de trabalhos inscritos e mais 10 trabalhos vieram de feiras afiliadas. Esta edição contará com a presença de aproximadamente 300 participantes, entre professores e alunos, do Brasil e Paraguai. 

Confira a programação em https://youtube.com/c/FIcienciasFeira

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias