Terça, 25 de Janeiro de 2022 08:26
(45) 99927-6758
Saúde Foz do Iguaçu

Dia Mundial de Luta contra a Aids será marcado por capacitação de servidores e ações de conscientização com os moradores

Foz do Iguaçu é referência pela notificação dos casos, tratamento e monitoramento das pessoas vivendo com HIV/AIDS nos nove municípios da região.

26/11/2021 11h58
Por: Redação Fonte: Da Redação com AMN
Foto: Christian Rizzi/PMFI
Foto: Christian Rizzi/PMFI

O Programa Municipal IST/AIDS e Hepatites Virais realizará ações de conscientização com os moradores e capacitação com servidores da saúde para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado oficialmente em 1º de dezembro.

"Fortalecer essa luta é um dever de todos e as ações do Programa Municipal IST/AIDS tem se mostrado muito eficazes na prevenção e assistência”, afirmou a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo. 

Uma roda de conversa com os profissionais de saúde está marcada para o dia 1º de dezembro, com início às 8h30, no auditório da Nona Regional de Saúde, na Rua Santos Dumont, nº 460, Centro. Durante o encontro, a coordenação do programa repassará as informações do Ministério da Saúde sobre o protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas para a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que consiste na tomada diária de um comprimido para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. 

“Vamos aproveitar este dia para repassar aos servidores dos nove municípios sobre os fluxos de atendimento a PrEP, uma estratégia nova que se mostrou eficaz e segura em pessoas com risco aumentado de adquirir a infecção. É um novo protocolo que foi inserido no Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de reduzir a transmissão do HIV e contribuir para o alcance das metas relacionadas ao fim da epidemia”, explicou o coordenador do Programa IST/Aids, Wanderley Erasmo Furtado. 

Já no dia 4 de dezembro, durante o Foz ComUnidade, serão realizadas orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e ofertados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites. Também serão distribuídos preservativos durante a ação, que acontecerá na quadra de esporte da Avenida Andradina, no Cidade Nova I (Rua Ambrósio Losi com Rua Engenheiro Augusto Araújo). A atividade será realizada em parceria com a Nona Regional de Saúde. 

Serviço de Assistência Especializada (SAE)

O SAE de Foz do Iguaçu é referência pela notificação dos casos no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), tratamento e monitoramento das pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA) dos nove Municípios da 9ª Regional de Saúde. Constam nos registros do SAE, 4.020 pacientes cadastrados no período de 1998 até 20 de novembro de 2021. 

Novos casos de HIV

Em 2020 foram registrados pelo SAE 204 casos de HIV/AIDS, sendo 134 identificados como diagnósticos recentes. Do total, 105 eram de pessoas residentes em Foz do Iguaçu. De janeiro a outubro deste ano foram cadastrados no serviço 234 casos de infecção pelo HIV, destes 131 com diagnóstico recente. Do total, 103 são residentes em Foz. 

No ano passado, dos casos de pessoas residentes em Foz do Iguaçu, 67% ocorreram em homens e 32,38% em mulheres. A faixa etária mais atingida é de 20 a 29 anos, seguida de 30 a 39 anos. 

Prevenção

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é um serviço de saúde do Programa Municipal IST/AIDS que articulado aos demais serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), representa uma estratégia importante na promoção da equidade de acesso ao aconselhamento e ao diagnóstico do HIV, das hepatites B e C e da sífilis. O centro atua também na prevenção dessas e das demais infecções sexualmente transmissíveis (IST). 

A Profilaxia Pós-Exposição sexual (PEP sexual) ao HIV decorrente de relações sexuais consentidas, a Profilaxia Pré-exposição (PrEp), a distribuição gratuita de preservativos, a profilaxia da transmissão vertical do HIV, a terapia antirretroviral em gestantes com HIV, são partes de um plano preventivo de ações combinadas contra o HIV/AIDS realizadas no CTA e no SAE. Há 4 anos o SAE de Foz do Iguaçu não registra caso de transmissão vertical (de mãe para filho).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias