Sábado, 20 de Abril de 2024
13°C 28°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Educadores deflagram greve nesta segunda-feira para preservar plano de carreiras e cobrar reajuste

Projeto de nova base salarial apresentado pelo Governo do Estado prejudica professores e funcionários na função e aposentados.

10/12/2021 às 09h09 Atualizada em 10/12/2021 às 09h11
Por: Redação Fonte: Assessoria APP Sindicato
Compartilhe:
Greve de três dias foi deliberada em assembleia - Foto: Marcos Labanca/Arquivo
Greve de três dias foi deliberada em assembleia - Foto: Marcos Labanca/Arquivo

Professores e funcionários de escolas estaduais decidiram em assembleia deflagrar greve de três dias, a partir desta segunda-feira, 13. A categoria questiona a proposta que institui nova base de remunerações, apresentada pelo Governo do Paraná, vista como um artifício numérico que representa o desmonte do plano de carreiras. 

A ameaça à carreira docente é por conta da extinção dos percentuais existentes entre classes e níveis, provocando o achatamento da tabela de remunerações e acabando com a evolução do profissional. A categoria interpreta que o conjunto de medidas apresentado como “reajuste” não repõe as perdas com a inflação e exclui funcionários e aposentados da nova gratificação. 

O pacote de normativas corta parte do auxílio-transporte, férias, licença e abono pelo trabalho noturno. A gratificação proposta não incide sobre férias, licença e 13º salário dos educadores nem é contabilizada para fins de aposentadoria. O projeto está em tramitação e será votado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). 

“Sem debate com os educadores, o governo lança esse projeto na reta final do ano e com intensa propaganda oficial. Quer fazer crer, entre a população, que teremos melhorias salariais”, aponta o presidente da APP-Sindicato/Foz, Diego Valdez. “Mas a verdade é que o plano de carreira está em risco e haverá achatamento dos salários. As perdas serão para todos”, afirma. 

Conforme o dirigente sindical, os servidores públicos do Paraná estão há mais de seis anos sem receber reposição devido às perdas da inflação, acumulando uma defasagem superior a 30% no período. “E o governador Ratinho Junior apresenta 3% de recomposição, enquanto eleva absurdamente o subsídio a grandes empresas”, reflete. 

“O poder de compra dos trabalhadores está reduzido, e quem ganha menos, como as agentes educacionais – que trabalham na cozinha, limpeza e outras funções –, está com dificuldades de manter o sustento da família”, sublinha. “Com a falta de reposição dos últimos seis anos, enfrentamos a alta da inflação, que faz os preços dispararem”, conclui Diego Valdez. 

Agenda da greve

A APP-Sindicato/Foz realiza assembleia regional on-line neste sábado, 11, às 9h30, para a organização do movimento entre educadores de Foz do Iguaçu e região. A entidade colocará ônibus para o deslocamento de professores e funcionários que se somarão a trabalhadores da educação de todo o estado em vigília no Centro Cívico, em Curitiba (PR), durante a deliberação dos projetos. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias