Terça, 18 de Junho de 2024
18°C 28°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Deputado Vermelho é o novo cidadão honorário de Foz do Iguaçu

Parlamentar é reconhecido como defensor das regiões oeste e sudoeste do Paraná, se destacando nas lutas e conquistas em setores estratégicos.

24/05/2024 às 11h42 Atualizada em 27/05/2024 às 11h51
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz
Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz


Em solenidade na Câmara Municipal, quinta-feira, 23 de maio, o deputado Nelsi Coguetto Maria (PL-PR), o Vermelho, foi congratulado com o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, honraria proposta pelo vereador Alex Meyer (PP), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade iguaçuense. Natural de Francisco Beltrão, o parlamentar é reconhecido como defensor das regiões oeste e sudoeste do Paraná, se destacando na luta pelos setores do turismo, saúde, educação, logística, agronegócio e também pequenos produtores. Com a casa cheia, o evento foi conduzido pelo presidente do Legislativo, vereador João Morales (União Brasil) e contou com apresentação da Banda de Música do 5° Colégio da Polícia Militar, sob a regência do subtenente Jairo Anderson do Nascimento e do auxiliar 2° sargento Milto Oliveira.

O proponente do título, vereador Alex Meyer, destacou na tribuna: “Gostaria de dividir essa honraria com todos os integrantes do time Red (Vermelho) pelo carinho, gratidão e respeito. Essa é uma noite de festa e tenho certeza que é uma homenagem muito justa. O senhor faz uma diferença enorme no Congresso Nacional. Sabemos o quanto o senhor luta todos os dias para que o Brasil prospere, o estado do Paraná seja cada vez mais avante e que Foz do Iguaçu cresça - essa terra que é de suma importância e estratégica. Sabemos que o senhor trouxe tantos recursos e benefícios para Foz, um representante que se doa para a população e tem olhar carinhoso para as pessoas”.

“Vamos sempre lutar em defesa da nossa gente”

“Hoje vai ser uma noite diferente e mais difícil talvez de conversar. É o primeiro título de cidadão honorário que recebo, estou feliz e não sei nem como me manifestar diante de uma honraria. É diferente.  Me receberam aqui de mãos abertas, aqui chegamos e vamos ficar. Um trabalho grande, muita geração de emprego, muita dificuldade. Aqui em Foz sempre procuramos cativar as pessoas, fazer amizade. A gente teve juntos na década de 1990 para fazer essa cidade ir crescendo. Ressalto a importância de a cidade ter deputado federal, o importante é continuar e buscar mais espaço para que a cidade possa ter suas pautas defendidas”, afirmou Vermelho.

O deputado ressaltou importantes conquistas. “Lutamos pela extensão da pista do aeroporto. Destaco a importância desse aeroporto que é a porta de saída e entrada, fomentando nossa cidade que vive do turismo”. Ele também afirmou que ainda há muitas coisas a serem feitas na cidade. “São projetos importantes que temos que buscar. A escola nacional do turismo é importante para nossa cidade. Temos de integrar a rodovia, o aeroporto. Quero agradecer por esse evento maravilhoso. Agradeço a Foz por sempre nos dar uma votação extraordinária. Isso é um reconhecimento maior que Foz nos dá e estou feliz. Vamos sempre lutar em defesa da nossa gente e de nossa cidade”, externou o deputado Vermelho.

Agradecimentos e gratidão

O presidente da Câmara, João Morales (União Brasil), enfatizou: “Externo toda gratidão da primeira eleição que participamos em 2014, o senhor abriu as portas. A sua história não começou na política em Foz. Tua empresa trouxe um pouco mais de dignidade pra gente, abrindo os caminhos. São 28 anos de história e identidade com Foz do Iguaçu. Tenho muito orgulho de dizer que quando comecei olhei para ti e percebi o quão importante é ter jogo de cintura na política, a forma de lidar”.

Presença massiva de autoridades, amigos e familiares

A sessão solene lutou o plenário da Câmara de Foz com autoridades, amigos e familiares. A mesa principal contou com a presença: Osli Machado, procurador geral do município; Matheus Vermelho, Deputado Federal e filho do homenageado; Rogério Antônio Lopes, Delegado Chefe da 6ª subdivisão policial; Danilo Vendrúsculo, presidente da Acifi; Capitão Lima, representando comando geral da PM; Ex-prefeito Paulo Mac Donald, engenheiro civil, sociólogo e empresário; Sérgio Beltrame, chefe de gabinete do Deputado Vermelho. Também estavam presentes, os vereadores: Ney Patrício (Podemos) que foi secretário ad-hoc na solenidade; Anice Gazzaoui (PP).

Defesa de pautas importantes

Vermelho tem posicionamento firme em defesa das regiões Oeste e Sudoeste. Ele defende a redução de impostos, incentivos aos pequenos e médios empresários, ao agronegócio e ao turismo. Ele canalizou recursos para Foz nas áreas de saúde, que têm sido utilizados na atenção básica e Hospital Municipal; na educação também teve papel importante, fazendo com que o município ganhasse 4 creches e compras de material didático. Vermelho também apoiou 13 entidades filantrópicas, deu suporte ao Corpo de Bombeiros, auxiliou cooperativas de pequenos produtores e viabilizou emendas para setor esportivo, especialmente campos de futebol amador.

Paulo Mac Donald destacou que será por meio de atuações fortes de representantes como o deputado Vermelho e bons gestores que as pessoas vão sentir a diferença. “Temos que transformar essa cidade em uma das mais confortáveis para o seu povo. Em 2023 nasceram em 5800 iguaçuenses. Teremos obrigação de dar a eles a melhor condição que uma criança e uma mãe podem ter em todo o Brasil”, afirmou.

O deputado estadual Matheus Vermelho também fez uso da palavra: “Existem dois tipos de homenagem: a em vida e a póstuma. E quando a gente chega aqui e vemos homenagem em vida para um pai é um orgulho muito grande. Quero falar como filho: o senhor me ensinou a andar, me guiou desde o começo da nossa vida. Você batalhou muito. O senhor nos ensinou a fazer o bem sem olhar a quem. Depois de 34 anos de história sem deputado, essa cidade ganhou representante, um homem de fé, digno. O senhor merece toda a honraria e tudo o que a vida tem lhe proporcionado”

História

Nelsi Coguetto Maria, conhecido como Vermelho, nasceu em Francisco Beltrão e se mudou para Salto do Lontra, onde trabalhou em diversas atividades na juventude. Foi bancário, trabalhou com máquinas agrícolas e caminhões. Estudou Direito em São Paulo e entrou na política em Salto do Lontra, tornando-se o prefeito mais jovem do Paraná. Estabeleceu residência em Foz do Iguaçu em 1991, onde candidatou-se a deputado estadual duas vezes. Aqui também foi empresário da área de construção e mineração.

Eleito deputado federal em 2018 e reeleito em 2022, Vermelho atua em várias comissões e frentes parlamentares, defendendo importantes obras e projetos para Foz do Iguaçu.

Um grande público esteve presente na solenidade. Foto: Christian Rizzi - Câmara Municipal de Foz do Iguaçu

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias