Terça, 18 de Junho de 2024
18°C 28°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Assembleia Legislativa do Paraná faz homenagem aos 50 anos da Itaipu Binacional

Sessão solene reuniu autoridades dos governos estadual e federal, representantes de associações municipais, movimentos sociais e entidades de classe.

29/05/2024 às 16h33 Atualizada em 02/06/2024 às 20h26
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Roberto Souza - Itaipu Binacional
Foto: Roberto Souza - Itaipu Binacional

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu nesta quarta-feira (29), em Curitiba, uma sessão solene para celebrar os 50 anos da Itaipu Binacional, completados no último dia 17 de maio. A homenagem foi proposta pelos deputados estaduais Professor Lemos, Hussein Bakri, Arilson Chiorato, Doutor Antenor, Goura e Luiz Claudio Romanelli, e pelas deputadas Ana Julia e Luciana Rafagnin. 

Durante a cerimônia, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, recebeu em nome da empresa um diploma de menção honrosa. Também foi lançado pelos Correios um selo e carimbo alusivo ao cinquentenário da Binacional. “A Itaipu se orgulha de suas raízes paranaenses. A conexão entre a Itaipu e o Paraná vai além da produção e fornecimento de energia elétrica. É uma relação enraizada em nossa cultura, história e identidade compartilhada”, afirmou Verri.

Presidente da sessão, Luiz Claudio Romanelli disse que o papel de Itaipu, hoje, extrapolou a função de geradora de energia e se tornou um “símbolo da união de dois povos, monumento da engenharia e farol para um futuro mais próspero e sustentável”. “Mas o que torna Itaipu especial é o seu povo, são os trabalhadores e trabalhadoras, engenheiros e técnicos, ambientalistas, educadores. Graças à sua paixão, à sua competência e ao seu compromisso é que Itaipu se tornou o que é hoje.” 

Líder do governo estadual na Assembleia e um dos proponentes da homenagem, o deputado Hussein Bakri disse que morou na região Oeste do Paraná e conhece de perto o trabalho da Binacional. “Fui criando uma relação de respeito, de amizade e de trabalho e sempre identifiquei (em seus gestores) democratas por natureza. A Itaipu do povo, a Itaipu dos prefeitos, dos vereadores, da sociedade, a Itaipu de quem precisa. Itaipu é um exemplo claro (a ser seguido), que tem feito e vai continuar fazendo um grande trabalho.” 

A superintendente do Desenvolvimento Agrário no Paraná, Leila Klenk, representou o governo federal na solenidade e elogiou o papel da Itaipu para o aperfeiçoamento de políticas públicas. Ela citou como exemplo o programa Itaipu Mais que Energia, lançado no ano passado e que estendeu as ações da empresa para os 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul. 

“Itaipu é também um braço do governo federal, tem essa visão democrática, que não enxerga lado político e faz com grandiosidade um projeto enorme. Eu fui prefeita e sei da dificuldade para conseguir recursos para o meio ambiente, agroecologia, plantas medicinais e outras aéreas importantes para a sociedade”, mencionou.

Também presente na solenidade, o diretor-geral paraguaio, Justo Zacarías Irún, declarou que a receita para o sucesso da Itaipu sempre foi trabalho, união, amizade, solidariedade. “Com a sua energia, a Itaipu gerou desenvolvimento, condições de trabalho, possiblidades para que brasileiros e paraguaios tenham melhores condições”, disse. “Tenho certeza de que a receita que fez esse sucesso nos 50 anos anteriores será a mesma para que Itaipu tenha sucesso nos próximos 50 anos.”

Mais que Energia

Em seu pronunciamento, Enio Verri relacionou algumas das principais ações promovidas pela Itaipu para segurança energética, com a geração de 3 bilhões de megawatts-hora (MWh) de energia acumulada desde o início de sua operação, em maio de 1984, e conservação das bacias hidrográficas, que contribuem para a qualidade da água do reservatório e proteção da biodiversidade. Também mencionou o programa Itaipu Mais que Energia, lançado no ano passado, pela atual gestão, que ampliou a área de atuação da empresa. “Este programa é o coração de nossa estratégia para integrar o desenvolvimento tecnológico com a conservação ambiental e o crescimento social”, declarou.

Ainda de acordo com Enio Verri, ao longo dos anos “a Itaipu demonstrou que é possível ser uma potência energética enquanto cuida do ambiente e contribui para o desenvolvimento das comunidades locais. Nosso compromisso com a sustentabilidade é um testamento de que consideramos todos os aspectos da vida na região, trabalhando para harmonizá-los em prol de um futuro mais próspero, justo e sustentável para todos”.

“Estamos comprometidos em continuar este caminho de inovações e conquistas, sempre respeitando nosso planeta e suas comunidades, e ampliando nossos laços e o diálogo com a sociedade, as empresas, os governos e as instituições”, concluiu.

Presenças

Também acompanharam a sessão os diretores Iggor Gomes Rocha (administrativo), André Pepitone da Nóbrega (financeiro executivo), Renato Soares Sacramento (técnico executivo), Luiz Fernando Ferreira Delazari (jurídico), e Carlos Carboni (Coordenação); o conselheiro brasileiro Michele Caputo Neto; o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Irineu Colombo; o superintendente estadual de Operações dos Correios, Paulo Paim; o presidente da Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), Célio Horst Waldraff; autoridades dos governos estadual e federal, do Paraguai, representantes de associações municipais, entidades de classe e movimentos sociais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias