Terça, 18 de Junho de 2024
18°C 28°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Ciudad del Este reúne autoridades e lideranças para debater a abertura da Ponte da Integração

Encontro recebe representantes de órgãos municipais, estaduais e federais do Paraguai, empresários e sociedade civil.

03/06/2024 às 19h19 Atualizada em 05/06/2024 às 17h21
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Conselhos de desenvolvimento da Argentina, Brasil e Paraguai pedem a abertura da Ponte da Integração, que está concluída – foto: Divulgação/Codetri
Conselhos de desenvolvimento da Argentina, Brasil e Paraguai pedem a abertura da Ponte da Integração, que está concluída – foto: Divulgação/Codetri

Com o objetivo de debater medidas concretas para a abertura da Ponte Internacional da Integração, Ciudad del Este sedia reunião com representantes de órgãos municipais, estaduais e federais do Paraguai, empresários e sociedade civil. O diálogo acontece nesta terça-feira, 4, às 15h (horário do país vizinho). 

Organizado pelo Codeleste (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Ciudad del Este), o encontro integra a mobilização lançada pelo Codetri (Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu) para antecipar o uso da via para veículos. As reuniões são rotativas nas cidades fronteiriças, com as autoridades de cada país. 

São esperados para a reunião representantes do prefeito de Ciudad del Este e do governador de Alto Paraná, Miguel Prieto e César Landy Torres, respectivamente; vereadores; deputados; e dirigentes de órgãos responsáveis por obras, aduanas e transportes, entre outros serviços. E os integrantes do Codetri estarão presentes. 

Benefício para Argentina, Brasil e Paraguai, a abertura da Ponte da Integração também irá desafogar a movimentação na Ponte Internacional da Amizade, que liga Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, uma das conexões mais estratégicas da América do Sul. A melhoria na mobilidade fomentará o turismo, a logística, o comércio e o trânsito para moradores fronteiriços.

“A abertura da Ponte da Integração é estratégica para os nossos países, pois irá fortalecer as relações bilaterais e promoverá desenvolvimento”, enfatiza a presidente do Codeleste, Natalia Duarte. “A participação dos agentes públicos e da sociedade civil na reunião é imprescindível para o êxito dessa demanda”, conclui. 

Presidente do Codetri, Roni Temp destaca a união entre os entes governamentais e privados. “Buscamos soluções, todos juntos, para destravar empecilhos e liberar definitivamente o uso da Ponte da Integração, que já está pronta, trazendo enormes ganhos para toda a comunidade da região trinacional”, pontua. 

Programação:

- recepção e abertura;
- apresentação do movimento pela abertura da Ponte da Integração;
- contexto histórico e benefícios econômicos e sociais;
- estratégias e próximos passos para a abertura da via; 
- diálogo e conclusão.

Reunião | Movimento pela abertura da Ponte da Integração
Data: 4 de maio (terça-feira), às 15h
Local: Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este (Bairro Boquerón).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias