Terça, 18 de Junho de 2024
18°C 28°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Brasil se encontra na 19ª edição do Festival de Cataratas, em Foz do Iguaçu

Diversos Estados do Brasil marcam presença na feira de Turismo e Negócios, apresentando as novidades das regiões nacionais.

07/06/2024 às 08h37
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Jean Pavão - Divulgação: Assessoria
Foto: Jean Pavão - Divulgação: Assessoria

A Feira de Turismo do Negócios do 19º Festival das Cataratas começou nesta quinta-feira, 6, em Foz do Iguaçu, reunindo centenas de expositores em estandes espalhados pelo Rafain Palace Hotel & Convention. Em quase 20 anos de feira, uma característica central é a multiculturalidade de atrações, com atrativos vindos de Norte a Sul do Brasil.

Entre os Estados presentes, estão: Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Alagoas. Juntos, os expositores enriquecem o festival com as diversidades de atrações, desde o Carnaval baiano aos passeios de inverno da Serra Gaúcha. 

Presente no evento, o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância destes espaços em um evento marcante para o calendário. “O turismo é o principal ativo da economia em diversas regiões do Brasil. Estamos mostrando para o mundo toda a nossa diversidade e também a hospitalidade, característica dos brasileiros, para os visitantes daqui do país e também aos estrangeiros”, disse.

O idealizador e coordenador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, complementa: “Quem anda pelo festival observa a grandeza do nosso País. Nos enche de orgulho reunir tantos destinos todos os anos, atuando em prol do mesmo propósito e com parcerias importantes firmadas”

Nordeste a Sul do Brasil

Uma das presenças marcantes da feira é o grupo de expositores vindos do Rio Grande do Sul. Evandro Soares, secretário de Turismo do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, frisou que apesar de todos os estragos causados pelas tragédias climáticas, o povo gaúcho trabalhará com ainda mais garra para restaurar o Estado.

“O povo gaúcho é orgulhoso e aguerrido. Por isso não desistimos de participar deste evento importante para nós, pois, por meio do turismo podemos ter um grande vetor de desenvolvimento econômico e devolver a dignidade a tantas pessoas que estão sofrendo. Temos tantas pessoas ajudando com doações e apoio, por isso estamos pedindo para que não cancelem viagens marcadas para o Estado, porque nos visitar será uma ação de apoio ainda maior”, destacou Evandro.

Cruzando o País, mas em um estande próximo, o Governo da Bahia trouxe o variado calendário de eventos oferecidos pelo Estado ao longo do ano. Tatiana Harfuch, representante da Secretaria de Turismo da Bahia, explica que a pluralidade é a marca registrada.

“São diversas zonas turísticas espalhadas por esse Estado lindo e abençoado. Temos o Carnaval conhecido no mundo todo, o turismo de aventura na Chapada Diamantina, o turismo cultural e religioso. Praia, história, gastronomia e muito mais. Não importa a época do ano, o turista vai sempre se divertir”, pontuou Tatiana.

O encontro de atrações

Ainda na região Nordeste, outro carro-chefe do turismo é a festividade de São João – atração trazida pelo Governo de Sergipe. “Estamos aqui para mostrar a hospitalidade sergipana, que será encontrada durante os festejos juninos. São 60 dias de festa, forró e alegria”, disse Alan Oliveira, coordenador de Comunicação e Marketing da Secretaria de Turismo de Sergipe. 

Outro destino marcante está no Mato Grosso do Sul, com o estande do município de Bonito. Considerada a capital do ecoturismo, os visitantes encontram passeios em belos lagos, rios e grutas. 

“Em Bonito, todos são especiais. Dizemos isso porque os nossos visitantes sentem essa exclusividade, já que os passeios são feitos em grupos pequenos. O Paraná é um grande mercado de visitação, então estar no Festival faz toda a diferença para o nosso planejamento”, disse Luis Borges, da Secretaria de Turismo de Bonito. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias