Terça, 18 de Junho de 2024
18°C 28°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Parque Nacional do Iguaçu reabre os caminhos do Poço Preto e das Bananeiras

Quem visitar as Cataratas do Iguaçu agora terá novas opções de passeio em contato com a natureza

07/06/2024 às 08h44 Atualizada em 11/06/2024 às 08h06
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Edison Emerson - Divulgação: URBIA CATARATAS
Foto: Edison Emerson - Divulgação: URBIA CATARATAS

O Parque Nacional do Iguaçu realizou, nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a cerimônia de reabertura dos caminhos do Poço Preto e das Bananeiras. As duas novas opções de passeio estão abertas ao público, a partir desta quarta, e inclusas no ingresso de entrada para quem visita as Cataratas do Iguaçu. Podem ser realizadas por meio de caminhada e bicicleta.

O ato simbólico de reabertura ocorreu na entrada do Caminho das Bananeiras e contou com a presença de autoridades e convidados da concessionária Urbia Cataratas e ICMBio. Em seguida, todos puderam percorrer o trajeto até chegar ao Espaço Taupá, localizado às margens do Rio Iguaçu, para contemplação da vista e café da manhã.

Marcelo Skaf, diretor-técnico da Urbia Cataratas, revelou que esse é apenas o começo das novas trilhas que serão inauguradas na unidade. “O parque possui mais atrações, diferentes caminhos, que vão muito além das quedas e a beleza das Cataratas do Iguaçu. Muitas oportunidades para história e cultura, como estes caminhos do Poço Preto e das Bananeiras.”

Para José Ulisses dos Santos, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, a reabertura é uma realização para a unidade. “O Parque Nacional do Iguaçu é um local repleto de histórias. Ficamos muito felizes com esta reabertura, em ter a cada dia mais oportunidades para a comunidade conhecer o parque. São locais importantes para conhecimento da natureza.”

Caminho do Poço Preto

São nove quilômetros de extensão por dentro da Mata Atlântica, com opção de caminhada e ciclismo. Local especial para atividades de birdwatching e interpretação ambiental. Os visitantes podem acessar o caminho todos os dias. O horário de acesso é das 9h às 14h, tanto para ciclismo quanto para caminhada.

Caminho das Bananeiras

O trajeto possui 1,3km e leva até as margens do Rio Iguaçu, onde está localizado o Espaço Taupá, com um deque que oferece uma vista privilegiada do rio que forma as Cataratas. O caminho pode ser realizado a pé e de bicicleta. O funcionamento é das 9h às 16h, para as duas modalidades, todos os dias.

A recomendação para os passeios nos caminhos do Poço Preto e das Bananeiras, assim como para a visita às Cataratas do Iguaçu, é o uso de roupas confortáveis e próprias para atividades ao ar livre. Também calçados fechados, repelente e protetor solar. O acesso aos novos caminhos pode sofrer alteração conforme as condições climáticas.

Serviço:

Caminho do Poço Preto
Funcionamento: todos os dias
Acesso para caminhada: das 9h às 14h
Acesso de bicicleta: das 9h às 16h
Caminho das Bananeiras
Funcionamento: todos os dias
Acesso para caminhada e bicicleta: das 9h às 16h

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias