Terça, 18 de Junho de 2024
18°C 28°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Sanepar anuncia obras de ampliação dos sistemas de água e de esgoto de Foz

Licitações estão em andamento e preveem a construção de mais um reservatório de água tratada e a ampliação da estação de tratamento de esgoto Ouro Verde e 49 km de tubulação.

10/06/2024 às 13h21 Atualizada em 12/06/2024 às 22h27
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Ampliação da ETE Ouro Verde contribui para Foz alcançar a universalização do saneamento
Foto: Ampliação da ETE Ouro Verde contribui para Foz alcançar a universalização do saneamento

Nesta segunda-feira (10), em que se comemoram os 110 anos de Foz do Iguaçu, a Sanepar anuncia licitação de obras que vão ampliar a coleta e o tratamento de esgoto e melhorar o sistema de distribuição de água e contribuir para que a cidade alcance 90% de índice de atendimento de esgoto em 2027.

 

“Estas obras irão atender a uma expectativa dos moradores de Foz do Iguaçu. Com estes investimentos, a Sanepar antecipa a meta do marco regulatório que determina 90% de atendimento até 2033”, diz Wilson Bley, diretor-presidente da Sanepar.

 

As obras de ampliação da estação de tratamento de esgoto Ouro Verde contemplam a construção de mais um módulo com capacidade para tratar 70 litros por segundo, leitos de secagem de lodo, além da instalação de quatro unidades de transbordo, sendo a menor com capacidade de 7,6 l/s e a maior com 29 l/s.

Essa licitação prevê ainda a implantação de 49 quilômetros de rede coletora, mais 8, 26 quilômetros de tubulações coletoras de grande diâmetro. Depois de finalizada, o serviço de coleta e tratamento de esgoto estará disponível para mais 2.318 famílias.

MAIS ÁGUA

Para garantir a segurança hídrica em dias mais quentes e durante o verão, a Sanepar está contratando a execução um mais um reservatório de água tratada. Será construído no Complexo de Reservação da Vila A. O novo reservatório terá estrutura metálica, com capacidade de armazenar 5,7 milhões de litros de água. Também estão previstas uma unidade de bombeamento, válvulas auto operadas, instalações elétricas, interligações e obras complementares.

Atualmente, em Foz do Iguaçu existem seis reservatórios com capacidade total para armazenar 38,4 milhões de litros de água por dia. A produção diária é de cerca de 90 milhões de litros de água por dia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias