Terça, 18 de Junho de 2024
18°C 28°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Pioneiros de Foz do Iguaçu são homenageados no desfile de 110 anos da cidade

Comemoração estima cerca de 12 mil pessoas presentes no evento.

11/06/2024 às 08h06 Atualizada em 11/06/2024 às 08h20
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Thiago Dutra/PMFI
Foto: Thiago Dutra/PMFI

A história de Foz do Iguaçu, juntamente com a beleza dos atrativos turísticos, a diversidade cultural e a população que desempenha um papel fundamental na construção da cidade foram os principais destaques do Desfile Cívico em celebração aos 110 anos do município, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (10), ao longo da Avenida Pedro Basso.

Cerca de 12 mil pessoas estiveram presentes no evento, contando ainda com a presença do prefeito Chico Brasileiro e da primeira-dama Rosa Maria Jeronymo; também do presidente da Câmara de Vereadores, João Morales, bem como secretários municipais, autoridades civis e militares, e líderes religiosos.

No início da celebração, a atenção esteve voltada aos pioneiros de Foz do Iguaçu, que foram honrados com a entrega de uma placa comemorativa e uma medalha como gesto de gratidão, em reconhecimento à contribuição fundamental na construção da história ao longo dos 110 anos do município.

De maneira especial e em respeito ao Rio Grande do Sul e às famílias gaúchas que residem na Tríplice Fronteira, o desfile, através da 12º Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná e dos Centros de Tradições Gaúchas Estância Crioula e Charrua, entidades que cultuam e propagam a tradição do Rio Grande do Sul na cidade, celebrou a participação desta comunidade que também contribuiu na construção da Terra das Cataratas.

A festa contou com a tradicional participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino, que representaram as escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) da cidade. Os pequenos homenagearam os povos indígenas, além de relembrarem a lenda de Naipi e Tarobá, por meio de fantasias e apresentações diante do palanque das autoridades. Além disso, as escolas aproveitaram a ocasião para exibir os projetos desenvolvidos nas instituições, como aulas de robótica, iniciativas de leitura e parcerias com a Secretaria de Esportes e a Fundação Cultural, por meio do programa Foz Fazendo Arte.

Para o prefeito Chico Brasileiro, o desfile foi verdadeiramente marcante, celebrando os 110 anos da cidade com uma grande diversidade de participantes. “É gratificante ter a presença em destaque dos pioneiros, representando famílias que moldaram Foz. Além disso, é importante ressaltar nossa relação especial com o povo gaúcho, que desempenha um papel significativo na nossa trajetória e que temos o prazer de ver essas raízes no desfile de hoje. Sem dúvidas esta comemoração foi um reflexo significativo de quem somos: uma comunidade unida, construindo juntos a história”, complementou.

A celebração contou ainda com a participação do Colégio da Polícia Militar, do Colégio Educativo San Blas do Paraguai, grupos de dança, patinação e ginástica, bem como importantes entidades como a Ordem Demoley, APAE, ACDD, Nosso Canto, Núcleo Criança de Valor, associações e clubes de serviço, como o Lions Clube Foz do Iguaçu Cataratas, além das forças de segurança, encerrando assim o evento dos 110 anos de Foz do Iguaçu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias