Quinta, 18 de Julho de 2024
14°C 25°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Marco das 3 Fronteiras: o local mais charmoso de Foz do Iguaçu

História, infraestrutura, atendimento, gastronomia, cultura e localização fazem do atrativo um espaço singular no mundo; no dia 20 de julho o obelisco do Marco completará 121 anos.

12/06/2024 às 22h31 Atualizada em 14/06/2024 às 16h06
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Divulgação - Assessoria
Foto: Divulgação - Assessoria

“Lugar muito agradável e bonito, surpreendi-me com as atrações! Visitei no final da tarde e foi lindo. Há opções de comidas no restaurante maravilhoso e na praça do Marco das Três Fronteiras. Vale muito a pena a visita”, disse a visitante Janaina Silveira, brasileira, que já visitou 80 países e diversas atrações no mundo. 

Assim como Janaina, o Marco das Três Fronteiras recebe diariamente uma grande quantidade de visitantes. Por mês, o local recebe cerca de 70 nacionalidades que encontram refúgio na paz, cultura e magia da união do Brasil com a Argentina e o Paraguai.

Experiências singulares

O Marco das 3 Fronteiras oferece as melhores experiências para moradores e turistas. Viva momentos inesquecíveis com as apresentações culturais e cenários incríveis no ponto mágico do planeta, onde o Brasil faz fronteira com a Argentina e o Paraguai. 

O Restaurante Cabeza de Vaca, localizado no interior do atrativo, atende de terça-feira a domingo, das 15h às 22h, com música ao vivo e um cardápio especial dos três países: Brasil, Argentina e Paraguai. Já a Praça 3 Fronteiras oferece aos visitantes momentos de liberdade e uma vasta oferta de lanches e bebidas. 

História

O local mais charmoso de Foz do Iguaçu, Marco das 3 Fronteiras, completa 121 anos no dia 20 de julho. O obelisco verde e amarelo, monumento emblemático da fronteira, foi inaugurado no dia 20 de julho de 1903 – cerca de 11 anos antes da emancipação política da cidade de Foz do Iguaçu (PR) em 1914.

O marco brasileiro foi inaugurado pelo marechal Cândido Rondon e o engenheiro militar Dionísio Cerqueira. O marco argentino, que se situa às margens do Rio Iguaçu, foi inaugurado na mesma data. Já o marco paraguaio, que fica à margem direita do Rio Paraná, foi erguido anos depois, em 26 de janeiro de 1961.

Mais atrações e desenvolvimento 

A revitalização do Espaço das Américas proporcionará uma experiência ainda melhor para turistas e moradores que visitam o Marco das 3 Fronteiras, o local mais charmoso de Foz do Iguaçu. O plano de trabalho do Grupo Cataratas, concessionária responsável pela gestão turística do local, pretende presentear a cidade com a inauguração o mais breve possível. 

Para Adelio Demeterko, diretor do Grupo Cataratas, a revitalização do Espaço das Américas representará mais uma etapa importante para o complexo do Marco das 3 Fronteiras e o turismo da nossa região. “A revitalização do Espaço das Américas vai transformar o Marco das 3 Fronteiras em uma das mais belas atrações turísticas do Brasil. Ampliaremos a atratividade turística de Foz do Iguaçu. Vamos oferecer mais conforto e entretenimento, com valorização da cultura, gastronomia e a história local.”

Segundo Andre Alliana, secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, todas as pesquisas apontam que as pessoas estão cada vez mais buscando novas experiências. “E o Espaço das Américas oferece esta experiência. A natureza nos deu o encontro da foz do Rio Iguaçu com o Rio Paraná e dos três países. Temos uma infraestrutura que tem uma construção icônica feita no passado e que será transformada para atrativo turístico que a nossa cidade merece.”

Um pouco sobre a localização, o Rio Iguaçu e Rio Paraná

Iguaçu significa “água grande”, na língua guarani: “I” (água) + “guaçu” (grande). O rio Iguaçu foi batizado pelos índios caingangues e guaranis, primeiros habitantes e povos que dominavam a região da bacia do Iguaçu. O rio é o maior totalmente paranaense, formado pelo encontro dos rios Iraí e Atuba, na parte leste do município de Curitiba, no limite com o município de Pinhais.

O seu curso é de 1.320 quilômetros, cruzando os três planaltos paranaenses até desaguar no Rio Paraná. Destaque para as Cataratas do Iguaçu, conjunto de uma das maiores quedas-d’água do planeta, que despencam em uma profunda fenda, fruto de um dos mais extensos processos de vulcanismo de fissura do mundo, ocorrido há cerca de 250 milhões de anos. Após as Cataratas do Iguaçu são 23 quilômetros de extensão até a divisa das Três Fronteiras, no Marco das Três Fronteiras.

Paraná significa “parecido com o mar”. A palavra tem origem no guarani, idioma dos índios, primeiros habitantes da região. O Rio Paraná é o oitavo maior rio do mundo em extensão, com 4.880 quilômetros. No continente, é o segundo maior, depois do Rio Amazonas, com uma bacia hidrográfica que abrange mais de 10% de todo o território brasileiro.

Sua nascente fica na confluência dos rios Paranaíba e Grande, na região de divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Seus principais afluentes são os rios Tietê, Paranapanema e Iguaçu, todos na margem esquerda, e os rios Suruí, Verde e Pardo, na margem direita.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias