Quinta, 18 de Julho de 2024
14°C 25°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Evento do G20 em Foz debaterá desenvolvimento sustentável de infraestrutura natural

Encontro aberto ao público acontece no próximo dia 26, durante a 3ª reunião do Grupo de Trabalho de Infraestrutura, em Foz do Iguaçu.

19/06/2024 às 15h44 Atualizada em 21/06/2024 às 09h44
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: PMFI
Foto: PMFI

Na próxima quarta-feira (26), às 13h30, o auditório do Parque Nacional do Iguaçu sediará um evento paralelo à 3ª reunião do Grupo de Trabalho de Infraestrutura (IWG, na sigla em inglês) da Trilha de Finanças do G20. O tema será “Desenvolvimento Sustentável de Infraestrutura Natural”.
O encontro, promovido pelo Ministério da Fazenda e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é aberto ao público e será realizado em inglês, com tradução para português e participação presencial e virtual (sem interação com os painelistas). 

Para participar, os interessados devem fazer inscrições até o dia 21 de junho em https://bit.ly/3XvZ4HX. As sessões do IWG, assim como o evento paralelo, são fechadas à participação da imprensa. Um briefing a profissionais de jornalismo está previsto para o final do encontro.

Com dois painéis de debate, o evento visa promover uma discussão sobre desafios e oportunidades na gestão e no financiamento da infraestrutura natural.

O primeiro painel irá trazer exemplos internacionais sobre a administração de recursos naturais. Já o segundo discutirá como os financiamentos com recursos privados podem colaborar no desenvolvimento de ativos de infraestrutura verde. “O evento promoverá a troca de experiências internacionais na gestão de parques, florestas nacionais e outros ativos naturais, alinhado às prioridades brasileiras para o G20 de promoção do desenvolvimento sustentável”, afirma Marden Barboza, coordenador do Grupo de Trabalho de Infraestrutura (IWG) do G20.

Especialistas dos setores público e privado irão abordar perspectivas financeiras e soluções para o desenvolvimento sustentável de áreas naturais, com foco na promoção da conservação do meio ambiente, desenvolvimento socioeconômico e equidade. “Outro objetivo é promover o debate sobre parcerias público-privadas na gestão desses ativos, com mobilização de capital privado e estímulo a atividades que tragam benefício às populações locais, completa Barboza.

Reunião do IWG

O evento paralelo sobre “Desenvolvimento Sustentável de Infraestrutura Natural”, será no primeiro dos dois dias (26 e 27 de junho) da terceira reunião da presidência brasileira do Grupo de Trabalho de Infraestrutura do G20, em Foz do Iguaçu.  Além das sessões plenárias do IWG, os representantes terão a oportunidade de realizar uma visita técnica à Usina de Itaipu e uma visita ao Parque Nacional do Iguaçu, marcadas para o dia 28.

O encontro dará continuidade aos debates propostos pela presidência brasileira ao Grupo dos 20. No caso do IWG, as discussões têm se focado na questão da resiliência da infraestrutura às mudanças climáticas, ao papel da infraestrutura na mitigação da pobreza, à redução de riscos no seu financiamento e à mobilização de recursos para projetos transfronteiriços. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias