Quinta, 18 de Julho de 2024
14°C 25°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Eletromil inicia o Projeto Rede Elétrica Inteligente Fase 3 em Cascavel

A empresa foi selecionada pela Copel para realizar a instalação dos novos medidores inteligentes, que permitirão ao consumidor monitorar o consumo em tempo real.

25/06/2024 às 11h05
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Divulgação - Assessoria
Foto: Divulgação - Assessoria

A empresa Eletromil Engenharia e Energia, com sede em Foz do Iguaçu, em parceria com a Copel, iniciou o trabalho de modernização do sistema de medição de energia elétrica da cidade de Cascavel. A Estação de Inovação Hub One foi o local escolhido para dar início a instalação desta nova tecnologia que além de dar ao consumidor o poder de monitoramento do consumo de energia em tempo real, também facilita a identificação da falta de energia pela Copel e torna mais ágil a religação.

O vice-prefeito de Cascavel, Renato Silva, destacou a importância da iniciativa da Copel, que até o final do ano substituirá mais de 166 mil medidores de energia na cidade. “Um avanço que vai melhorar muito a qualidade do serviço da Copel. A gente fica feliz, até por ter começado por Cascavel, essa tecnologia de avanço. Imagina o desconforto que a gente passa quando termina a luz, você não sabe nem como recorrer, liga o telefone ocupado e não sabe que hora que volta. Agora, com essa tecnologia implantada, vai melhorar muito a qualidade do serviço e buscar um equilíbrio sem desconforto” fala Renato.

Paulo Nachtygal, gerente regional de serviços da Copel para as regiões Oeste e Sudoeste, explicou o lançamento do programa de troca dos medidores convencionais por medidores inteligentes em Cascavel. Ele detalhou que esses novos medidores estarão conectados online em tempo real com a central de operação da Copel, uma novidade de grande escala. “A substituição começa em Cascavel e se estenderá ao longo do ano, alcançando 50 municípios da região oeste do Paraná, totalizando mais de 660 mil medidores até o próximo ano. Todos os medidores serão substituídos, inclusive na zona rural”, diz Paulo Nachtygal.

Nachtygal também ressaltou que não haverá nenhum custo para os usuários, já que a Copel absorverá todas as despesas relacionadas aos novos medidores e sua instalação. A troca será realizada pela empresa terceirizada Eletromil, com sede em Foz do Iguaçu, cujas equipes estarão devidamente identificadas e monitoradas para garantir a segurança dos clientes.

Os trabalhos serão preferencialmente realizados em horário comercial, mas poderão ocorrer em horários alternativos para facilitar o acesso às unidades que ficam fechadas durante o dia.

Daniela de Oliveira, engenheira eletricista responsável pelo Projeto REI (Rede Elétrica Inteligente), esclareceu como os trabalhadores da Eletromil estarão identificados durante a substituição dos medidores. Ela explicou que cada equipe, os carros e a frota toda são identificados com o Projeto REI e possuem QR Code e logo da Eletromil.

“Nossa equipe vai estar com as vestimentas azuis, de capacete, todos identificados com a logo da Eletromil e o crachá de identificação também. Cada carro tem a equipe de dois colaboradores que vão abordar as casas. Eles vão chegar, se identificar, explicar o projeto e vão pedir autorização para a retirada do medidor velho e vão colocar o medidor novo, o medidor inteligente”, explica Daniela.

Em caso de dúvida, os moradores podem entrar em contato com a Polícia Militar ou Polícia Civil para confirmar a identidade dos colaboradores da Eletromil, garantindo assim a segurança durante o processo.

Alcione Gomes, Presidente da Fundetech, destacou que essa transformação é muito significativa, especialmente para Cascavel e para a Fundetech, que está envolvida no projeto através da Estação de Inovação.Aqueles medidores ainda mecânicos, que dependiam principalmente de um leitorista, o que pode resultar em dificuldades de acesso e leituras imprecisas, muitas vezes baseadas em médias de consumo” diz Gomes.

 “Com os medidores inteligentes, haverá uma manutenção mais rápida, identificação automática de oscilações e defeitos de energia, além de permitir faturas e monitoramento do consumo em tempo real. Isso é fantástico e o privilégio nosso de estar iniciando esse projeto em Cascavel e iniciando aqui, pela Estação de Inovação Radion, da Fundetech”, conclui Alcione Gomes

Siro Canabarro, presidente da ACIC, destacou os muitos benefícios dos medidores inteligentes, especialmente na questão do monitoramento. Ele explicou que tanto empresários quanto indústrias e varejo se beneficiam. “A conta de luz, que muitas vezes chega como uma surpresa no final do mês, podendo ser monitorada em tempo real, permite que eu consiga saber o que eu preciso fazer dentro daquele mês ou dentro daquele semestre para que o meu custo reduza. Então, isso faz com que as empresas se tornem mais competitivas. A gente enxerga isso com um grande diferencial aqui em Cascavel” conclui Canabarro.

ELETROMIL

Empresa líder na prestação de serviços de engenharia elétrica nas tensões de 13,8kV e 34,5kV em todo o Estado do Paraná. Desde 1996, a empresa desempenha várias operações, incluindo projetos de engenharia de redes de distribuição de energia, serviços operacionais NR10 em ambientes urbanos e rurais, construção de redes de energia elétrica, serviços técnicos de medição acima de 200A, manutenção de redes elétricas energizadas e manutenção de iluminação pública.

 Com a missão de melhorar a vida das pessoas, a Eletromil emprega mais de 350 funcionários e opera uma frota de mais de 160 veículos em todo o oeste e sudoeste do Estado. A empresa mantém um compromisso contínuo com seus valores fundamentais, que incluem Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade de Serviço, refletidos em seu sistema de gestão.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias