Quinta, 18 de Julho de 2024
14°C 25°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Hospital Costa Cavalcanti comemora 45 anos de excelência no atendimento à saúde

Desde a sua inauguração em 1º de julho de 1979, o hospital tem se destacado como um dos principais centros de saúde da região.

01/07/2024 às 13h48 Atualizada em 02/07/2024 às 10h47
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Divulgação - Assessoria
Foto: Divulgação - Assessoria

Neste mês, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) celebra 45 anos de dedicação, inovação e compromisso com a saúde da comunidade. Desde a sua inauguração em 1º de julho de 1979, o hospital tem se destacado como um dos principais centros de saúde da região, oferecendo uma ampla gama de serviços médicos de alta qualidade. 

Ao longo dos anos, o HMCC passou por diversas fases de modernização e expansão. O que começou como uma pequena unidade de saúde com algumas dezenas de leitos, para atender os operários durante a construção da Itaipu Binacional, hoje se transformou em um complexo hospitalar com mais de 200 leitos, tecnologias de ponta, um corpo clínico especializado e profissionais capacitados em mais de 40 diferentes áreas.

A importância do complexo hospitalar pode ser medida pelos números impressionantes que a instituição pratica diariamente. Nos últimos seis meses, o hospital realizou quase 4 mil cirurgias, abrangendo desde intervenções de baixa complexidade até cirurgias altamente especializadas.

Foram 2.174 partos, mais de 60 mil atendimentos no Centro Clínico, 26 mil atendimentos no Pronto Atendimento e Pronto Socorro, evidenciando a confiança da população nos serviços prestados, proporcionando agilidade e eficiência no cuidado à saúde.

Nos últimos seis meses foram realizadas, tanto no Centro quanto na Clínica de Oncologia, mais de 18 mil atendimentos. Sendo 8.755 sessões quimioterapias para 2.074 pacientes em tratamento nesta modalidade, 5.262 sessões de radioterapia, com 431 pacientes tratados. Ainda neste período o HMCC contou com a abertura do Pronto Atendimento Oncológico dedicado, com mais de 300 atendimentos por mês. Já a Clínica de Cardiologia realizou mais de 7 mil consultas.

O Laboratório do HMCC é referência em precisão e rapidez. Nos últimos seis meses, foram realizados mais de 700 mil de exames laboratoriais, incluindo análises clínicas e testes especializados. Em 2023, foram contabilizados cerca de 1.2 milhões de exames, mostrando a capacidade de resposta do hospital às necessidades diagnósticas da população. No último ano o laboratório teve grandes reformulações em suas rotinas e protocolos juntamente com a ampliação da sua área técnica e criação do Núcleo Técnico Operacional (NTO), espaço esse que conta com uma área de mais de 700 metros quadrados onde se executam exames com a mais moderna tecnologia com equipamentos de ponta de análises clínicas.

Já o Hemonúcleo de Foz do Iguaçu, único hemocentro vinculado a rede Hemepar, administrado por um Hospital privado, realizou 8.331 transfusões atendidas na 9ª Regional, e coletou quase 17 mil bolsas de hemocomponentes.

Olhando para o futuro

Ao comemorar 45 anos de história, a instituição não apenas celebra sua história, mas especialmente olha para o futuro com planos de expansão, modernização e melhoria contínua. Novos investimentos em infraestrutura, ampliação dos serviços e a incorporação de tecnologias de ponta são algumas das estratégias para continuar atendendo com excelência e humanidade.

A Fundação de Saúde Itaiguapy, instituição administradora do hospital, acaba de aprovar o novo planejamento estratégico para o horizonte dos próximos cinco anos, em consonância com as orientações estratégicas da atual diretoria da Itaipu Binacional, sua instituidora. “Nele estão contemplados um conjunto de objetivos e metas desafiadoras que traduzem o anseio de nos consolidarmos como uma instituição de referência na Excelência do Cuidado em Saúde, de forma Humanizada e Sustentável, e que irão orientar a implementação de diversos projetos de revisão e melhorias de processos assistenciais, administrativos e operacionais”, explicou o diretor-superintende Gilmar de Oliveira, que continuou: “Para tal é imprescindível sermos um dos melhores locais para a prática médica assistencial, com capacidade de reter e atrair profissionais altamente qualificados e comprometidos, igualmente sermos reconhecidos pelo desfecho, cuidado, acolhimento e qualidade dos serviços prestados aos nossos pacientes, parceiros e operadoras de saúde, assim como nos consolidarmos como parceiro estratégico do Sistema SUS”, finalizou o diretor.

Comemoração

Para comemorar os 45 anos, no último ano algumas ações foram realizadas. Colaboradores compartilharam suas experiências positivas e histórias de superação, reforçando a importância do HMCC na vida de todos que passam por seus corredores. “A confiança e a gratidão da comunidade são combustíveis que impulsionam o hospital a seguir em frente, sempre em busca da melhor assistência possível”, disse Gilmar. Para assistir todos os vídeos acesse no YouTube @hospitalcostacavalcanti.

Além disso, um selo comemorativo foi criado para ser utilizado em diversos materiais do Hospital Costa Cavalcanti ao longo deste ano. A ideia é celebrar as quatro décadas e meia de atuação do complexo hospitalar e envolver os colaboradores e a população nas ações realizadas.

Os 45 anos do Hospital Ministro Costa Cavalcanti são marcados por um legado de dedicação, competência e cuidado. Ainda, para deixar registrada a trajetória repleta de conquistas e desafios superados, a instituição plotou uma linha do tempo nas paredes do principal corredor de acesso ao hospital, ao final da história, os colaboradores e médicos que fazem parte dessa história, terão a oportunidade de deixar seus nomes registrados para a eternidade. Parabéns ao HMCC por essa data tão significativa e que venham muitos outros anos de sucesso e compromisso com a vida!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias