Quinta, 18 de Julho de 2024
14°C 25°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Itaipu fará recapeamento de toda a extensão da Avenida Tancredo Neves

Obra será feita em nove etapas e deverá ser concluída em quatro meses.

02/07/2024 às 10h47 Atualizada em 05/07/2024 às 10h50
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Trecho próximo à usina será o primeiro. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
Trecho próximo à usina será o primeiro. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

A partir desta quarta-feira (3), às 8h30, a Itavel Serviços Rodoviários Ltda, empresa contratada pela usina de Itaipu, iniciará o recapeamento de toda a extensão da Avenida Tancredo Neves. A obra será feita em nove etapas e deverá ser concluída até o final de outubro, desde que as condições climáticas sejam favoráveis. 

A Avenida Tancredo Neves, continuação da Avenida JK a partir do viaduto da BR-277, tem 6,7 km de extensão, com área de pavimento de 130.000 m². O último recape na Avenida foi feito na década de 1990.

Para evitar transtornos, a Binacional está divulgando o cronograma de todas as etapas e fará avisos a cada mudança de trecho com fluxo interrompido. O tráfego será mantido em meia pista nos locais em que os serviços serão realizados. 

Haverá sinalização em todos os trechos com orientação aos motoristas e pedestres sobre os desvios a serem feitos durante as obras de frenagem e capa do asfalto. A Itaipu pede que motoristas(as), ciclistas e pedestres fiquem atentos(as) à sinalização e trafeguem lentamente nos trechos em obras.

A fiscalização será feita pela Divisão de Infraestrutura e Manutenção e as dúvidas poderão ser esclarecidas com o fiscal Emerson Volkweis, que estará acompanhando os serviços, ou por meio da Ouvidoria da Itaipu (45 9910-81432).

A engenheira Janine Alicia Groenwold, gerente do Departamento de obras e Manutenção, explica que a Itaipu possui um acordo de cooperação com o município de Foz do Iguaçu. “Nele, a usina se responsabiliza pela manutenção da Avenida, para manter condições favoráveis à trafegabilidade do trecho da BR-277 até a hidrelétrica, com atividades de sinalização, varrição, corte de grama, manutenção do pavimento, iluminação, entre outros cuidados”.

Cronograma

As obras começam na usina e seguem pela avenida até chegar ao viaduto. 

A primeira etapa, com duração de uma semana, vai da Barreira de Controle da usina até a Rua C, na Vila C. A estimativa é de que o recapeamento ali fique pronto até o dia 9 de julho. 

A segunda etapa segue até a Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, com previsão de conclusão até 29 de julho.

A terceira etapa prossegue no sentido à Rua Ângela Aparecida Andrade. Serão 14 dias de trabalho no local, com duração até 12 de agosto.

Já a quarta etapa se estende até a Rua Jorge Inácio Franco, com duração de uma semana. Ali, o trecho deve ser concluído até 19 de agosto.

Na quinta etapa, os trabalhos prosseguem durante dez dias, até a Rua Guaraqueçaba. Esse trecho deve ficar pronto no dia 29 de agosto.

Na sequência, o recapeamento vai até a Avenida Florianópolis. Será o trecho mais longo, com 25 dias de trabalho. A previsão é que seja concluído até 23 de setembro.

A sétima fase da obra se estenderá até a Avenida Silvio Américo Sasdelli. Ali, as obras deverão ficar prontas até 2 de outubro. 

A oitava etapa chega até a Avenida Araucária, com 19 dias de trabalho e conclusão prevista para 21 de outubro.

Na nona e última etapa, o recapeamento será estendido até o viaduto da BR-277, num prazo de uma semana. O trabalho todo tem como previsão estar concluído até 28 de outubro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias