Quinta, 18 de Julho de 2024
14°C 25°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

TV Câmara vai ter canal aberto para mostrar trabalho do Legislativo de Foz

Ministério das Comunicações disponibilizou canal 19. Agora, Legislativo trabalha nas tratativas para estruturação e instalação da TV.

08/07/2024 às 18h10
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Divulgação - Assessoria
Foto: Divulgação - Assessoria

Após 12 anos de luta a Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu conquistou um canal de TV aberta. O intuito é democratizar a informação, tornar o Poder Legislativo mais próximo da população e fortalecer a transparência. O Ministério das Comunicações disponibilizou o canal 19 em ato publicado no Diário Oficial da União. No momento a Câmara trabalha nas tratativas para estruturação e instalação da TV na expectativa de realizar os testes ainda neste ano de 2024.

O Presidente da Câmara, vereador João Morales (União Brasil), comemorou: “É uma grande alegria, uma grande conquista para Foz do Iguaçu, partindo de um servidor da Casa que sonhava com esse momento. Com isso, poderemos proporcionar cultura, esporte, lazer e entretenimento para a população, parceria com as universidades, entidades comunitárias e outras instituições como a Secretaria de Educação para que a gente possa levar projetos, atendendo nossas crianças e toda nossa população”.

 

O Assistente Técnico da Diretoria de Segurança Física e digital, Waldson de Almeida Dias, que iniciou a luta na década passada, destacou: “Tenho de fazer um agradecimento muito grande ao atual presidente, João Morales, que comprou a ideia, viu o significado e a importância dessa ideia para a população de Foz do Iguaçu e resgatou um projeto nosso de 2012, do Presidente da época, Zé Carlos”. O servidor explicou que o projeto já foi aprovado pelo Ministério das Comunicações e o Legislativo já tem o canal 19 direcionado para o município.

Em junho de 2024, os servidores técnicos da Câmara de Foz do Iguaçu, juntamente com o presidente da Casa, João Morales estiveram em Brasília participando da 14ª edição do Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia (EnGITEC), do Senado Federal. É o maior evento de tecnologia e inovação do Poder Legislativo. Na oportunidade, a comitiva participou de reuniões e realizou visita técnica à Rede Legislativa de Rádio e TV da Câmara dos Deputados.

O propósito foi conhecer o funcionamento do sistema para implantação do canal aberto de TV na Câmara de Foz do Iguaçu. O grupo foi recebido pela equipe de gestão, composta por Geane Gomes e Graciela Bertão. Rogério Cancella, diretor de programação, apresentou toda a estrutura e a diretora do sistema da Rádio, Ana Raquel Macedo, também participou.

A respeito da parte técnica dos equipamentos para funcionamento da TV aberta, o Assistente Técnico da Diretoria de Segurança Física e digital, Waldson de Almeida Dias, explicou: “O Ministério das Comunicações, através da Secom, lançou há mais ou menos 15 dias um projeto chamado Brasil Digital que vai digitalizar várias Câmaras de vereadores de todo o Brasil, em que poderemos ter equipamento gratuitamente. Eles entraram em contato com a gente, já enviamos todos os documentos. Acreditamos que até novembro ou dezembro já possamos estar com os equipamentos cedidos pelo Governo Federal já em processo de colocarmos no ar a TV Câmara de Foz do Iguaçu, o canal 19”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias