Quando o escritor Pedro Henrique Almeida Megale decidiu ir para as Olimpíadas de Paris junto do irmão Eduardo Megale e a cunhada Juliana Palacios não imaginava que uma despretensiosa brincadeira de torcida iria viralizar em vários países.
O trio fez o cartaz com a frase "Cataratas do Iguaçu is better than Niagara Falls" (em português: Cataratas do Iguaçu são melhores que Cataratas do Niágara).
A cartolina apareceu na transmissão internacional da final do vôlei de praia feminino entre Brasil e Canadá. As brasileiras Ana Patrícia e Duda conquistaram a medalha de olho.
O sucesso da mensagem foi tamanho que semana que vem os três farão uma visita oficial a Foz do Iguaçu, município onde ficam as cataratas.
O escritor afirma que a escolha da mensagem foi feita uma hora antes da final, quando as brasileiras Ana Patrícia e Duda enfrentaram as canadenses Melissa e Brandie.
"Lá eu tive a ideia dessa questão de Foz do Iguaçu, porque eu já fui para as Cataratas, acho muito lindo e eu queria alguma coisa que fosse uma provocação, comparando alguma coisa entre os países", lembra.
E foi assim que o trio paulistano decidiu provocar as canadenses citando a sétima maravilha natural do mundo e comparando às cataratas canadenses. O cartaz parece ter dado sorte, afinal, as brasileiras venceram por 2 sets a 1 e subiram ao pódio no final daquela partida.
Quando chegou ao Estádio da Torre Eiffel, Pedro afirma que conseguiu a atenção dos cinegrafistas que estavam próximos. Algumas pessoas chegaram a tirar fotos do cartaz, mas o escritor afirma que nem imaginava que a repercussão seria tão grande.
"Pensamos: 'Podemos passar na tv? Sim', mas não que iria viralizar, que todo mundo ia compartilhar e ia virar meio que um meme", brinca.
A descoberta de que o cartaz tinha feito sucesso veio rápido, ainda durante a partida.
"Do meu lado tinha um gringo, se eu não me engano ele era da Suíça. Ele foi a primeira pessoa que me falou que tinha viralizado. Como ele tinha aparecido no vídeo comigo, alguém mandou mensagem para ele lá do país dele. E ele falou pra mim: 'Você tá aparecendo na tv do meu país", conta.
Pedro é fã de vôlei e conta que até esqueceu de olhar o celular, pois estava eletrizado com a partida.
Mas, depois que o Brasil garantiu o ouro, ele leu as várias mensagens que recebeu. Todo mundo avisando que o cartaz estava na TV e na internet. Não demorou para que o recado chegasse em Foz do Iguaçu.
"A gente fez um vídeo agradecendo principalmente o pessoal de Foz, no Paraná, porque a gente recebeu muitas mensagens de pessoas falando: 'Vocês têm que vir para Foz', 'merecem ser naturalizados iguaçuenses', 'obrigado por ter divulgado Foz para o mundo'", diz.
O escritor revela que o trio de São Paulo recebeu um convite oficial para visitar as Cataratas e que a viagem já tem data marcada: 30 de agosto.
Eles devem passar o final de semana em Foz do Iguaçu, conhecendo os pontos turísticos. Parte das fotos deve contar com uma peça já conhecida - o famoso cartaz irá para as Cataratas.
"Recebi uma mensagem de uma pessoa falando que a gente deveria colocar o cartaz em um museu que tem nas Cataratas, em algum lugar de exposição que tem lá. Acho que seria legal até. Não sei se eles vão topar, estamos vendo", conta.
Mín. 13° Máx. 29°