Ciudad del Este está registrando uma alta demanda para regularização migratória, especialmente entre estudantes estrangeiros dos cursos de medicina ofertados na cidade.
Atendendo a pedidos das instituições locais, a Direção Nacional de Migrações do Paraguai iniciou nesta semana uma nova edição da Jornada de Regularização Imigratória, que se estenderá até sexta-feira (6).
Inicialmente, a Direção Nacional de Migrações havia planejado três edições da jornada para este ano, voltadas para estrangeiros residentes do Departamernto do Alto Paraná. Todavia, a alta demanda levou à organização a realizar uma quarta edição nesta semana e uma quinta, prevista para o final do ano.
Segundo o chefe regional de Migração Cornelio Melgarejo, a decisão de reforçar a regularização foi tomada a pedido das universidades de Ciudad del Este, onde a maioria dos estudantes estrangeiros reside.
Embora não tenha repassado números exatos sobre a quantidade de estudantes estrangeiros na região, Melgarejo confirmou que o índice é elevada e que a instituição está trabalhando em conjunto com todas as universidades para obter relatórios detalhados dos alunos inscritos.
Os procedimentos de regularização migratória, realizados das 8h às 16h, incluem a solicitação de residência temporária, residência temporária e permanente no âmbito do Mercosul, residência permanente para parentes estrangeiros de cidadãos paraguaios, e outras modalidades.
Além disso, é possível solicitar a prorrogação de permanência temporária, certidões de regularização, substituição e renovação de cartões de residente.
Nos três primeiros dias, mais de 600 pessoas passaram pelo local. A movimentação intensa reflete a necessidade urgente de muitos estrangeiros, especialmente estudantes, de obter a documentação necessária para continuar seus estudos e residir legalmente no Paraguai, sem enfrentar problemas.
Mín. 13° Máx. 29°