Cientistas da Argentina, Brasil e Paraguai e de outros países convidados estarão reunidos em Foz do Iguaçu, de 17 a 20 de setembro, para apresentar trabalhos, trocar experiências e pensar soluções para o desenvolvimento social e sustentável da região da Tríplice Fronteira. Trata-se do 5° Congresso de Engenharias e Ciências Aplicadas das Três Fronteiras (MEC3F2024), evento realizado por meio da soma dos esforços de diversas instituições dos países envolvidos.
Cerca de 600 pesquisadores discutirão o fortalecimento de quatro áreas principais: “Meio Ambiente e Saúde”; “Ecologia e Conservação”; “Engenharia e Sustentabilidade”; e “Química e Física de Energia”. Além de mesas redondas, conferências e workshops, o MEC3F2024 também contará com apresentações orais e sessões de pôsteres, em que serão compartilhadas as pesquisas mais recentes e relevantes sobre a região das Três Fronteiras.
“O conjunto de trabalhos apresentados permitirá traçar um panorama da ciência produzida na região, evidenciando um polo de desenvolvimento científico-tecnológico genuinamente latino-americano, em que as colaborações são ao mesmo tempo locais e internacionais”, ressalta um dos organizadores do evento, o pesquisador do Instituto de Biologia Subtropical (Puerto Iguazú -AR), Carlos Araújo.
Convidados especiais
Além de pesquisadores das Três Fronteiras que são referência em suas áreas de atuação, o evento também contará com a participação de convidados externos. Um dos destaques é o professor da Universidade Nacional de Buenos Aires (UBA), Ernesto Calvo, um dos maiores químicos argentinos da atualidade. Ele será o responsável pela conferência de abertura que terá como tema a exploração sustentável do lítio e suas potencialidades, sobretudo, na produção de baterias mais duráveis e menos nocivas ao meio ambiente.
Na área de Ecologia e Conservação, um dos pontos altos é a participação do pesquisador estadunidense Thomas White - o maior especialista mundial na reintrodução de papagaios e araras de cativeiro na natureza. Ele atuará em projetos locais de reintrodução de papagaios no Brasil (Parque das Aves); Paraguay (Itaipu) e Argentina (Aves Argentina).
No campo da energia, o MEC3F terá a participação do professor catedrático de Sixto Giménez, da Universitat Jaume I de Castelló, na Espanha. Ele abordará o desenvolvimento de novos conceitos para dispositivos fotovoltaicos e fotoelectroquímicos, utilizando materiais na escala manométrica.
Outra presença importante é do pesquisador paraguaio Benjamin Barán Cegla, atual presidente do Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología do Paraguay (Conacyt), com a palestra de encerramento “Aprendizaje de Máquinas como herramienta para el desarrollo”.
Parcerias
O 5° Congresso de Engenharia e Ciências Aplicadas das Três Fronteiras (MEC3F2024) tem o apoio das seguintes instituições: Itaipu Binacional; Itaipu Parquetec; CNPq; e Hotel Dom Pedro I. Além disso, conta com o suporte de diversas instituições:
Brasil: Unila, Unioeste, IFPR, IFSP e Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (Itai).
Argentina: Instituto de Biologia Subtropical(IBS), Universidad Nacional de Misiones (Unam) e Instituto de materiales de Misiones(IMaM).
Paraguai: Universidad Nacional del Este, Universidad Nacional de Asunción y Universidad Privada del Este.
A programação do evento e outras informações estão no site: https://www.even3.com.br/mec3f2024/ e no Instagram: @mec3f.
5° Congresso de Engenharia e Ciências Aplicadas das Três Fronteiras (MEC3F2024)
Data: de 17 a 20 de setembro
Local: Unila (Unidade Itaipu Parquetec) - Avenida Tancredo Neves, 6731 Foz do Iguaçu
Mais informações: https://www.even3.com.br/mec3f2024/
Mín. 23° Máx. 41°