De autoria do jornalista de Foz do Iguaçu e ex-balconista de farmácia Luiz Carlos da Silva (assina Silva Luiz), o Livro “Farmáfia: do outro lado do balcão” será lançado em nos próximos dias. A obra é o resultado de oito anos de pesquisas e investigações abrangendo os estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Brasília feitas para produzir o documentário homônimo que está em fase de pós-produção.
O livro foi publicado com recursos do Fundo Municipal de Incentivo Cultural por meio de Edital de Concurso nº 02/2023 de Seleção de Projetos de Produção e Difusão Cultural realizado pela Fundação Cultural com promoção do Sistema Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Políticas Culturais e prefeitura municipal de Foz do Iguaçu.
Parte da tiragem de 1.500 exemplares do livro terá distribuição gratuita na Feira do Livro da cidade, que acontecerá na Praça Getúlio Vargas, Centro de Foz, entre os dias 6 e 10 de novembro.
Para produzir o documentário e escrever o livro, Silva Luiz trabalhou como balconista em 10 farmácias (em 3 redes de farmácias de Foz, 5 redes de Curitiba e 2 redes de São Paulo) onde, com câmera escondida, filmou conversas com balconistas, farmacêuticos, gerentes, supervisores, donos de farmácias e representantes de laboratórios que revelam práticas criminosas contra os consumidores de medicamentos.
Um universo de revelações que será desdobrado nesta obra. Não perca!
Distribuição do livro Farmáfia no evento de lançamento documentário O lixo nosso de cada dia na Câmara Municipal
Também haverá distribuição gratuito do livro Farmáfia no auditório da Câmara Municipal no dia 13 de novembro durante o evento de lançamento do documentário “O lixo nosso de cada dia”. O filme com duração de 16 minutos mostra o lado obscuro da poluição ambienta em Foz do Iguaçu.
Aprovado pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu através do edital de 2023 e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura do Governo Federal, o documentário escrito, dirigido e produzido por Silva Luiz, o filme apresenta o ponto de vista crítico dos maiores especialistas na área ambiental de Foz do Iguaçu, entre eles o economista e especialista em controle ambiental e gestão de água e resíduos sólidos Sérgio Caimi, o ambientalista e presidente do Fórum de Desenvolvimento Ambiental de Foz do Iguaçu Dantas Duarte e o vice-presidente do Fórum ambiental de Foz, Ederson Luiz Laurindo, que farão palestra sobre as questões ambientais municipal após a exibição do filme. Assista ao Trailer:
Mín. 11° Máx. 24°