Segunda, 09 de Dezembro de 2024
21°C 25°C
Foz do Iguaçu, PR
Publicidade

Estação Haroldo Alvarenga é o novo espaço cultural de Foz do Iguaçu

Primeira exposição no local, a mostra ''ACAPI Uma História que Precisa Ser Mostrada“ está aberta para visitação do público.

29/11/2024 às 20h25 Atualizada em 02/12/2024 às 11h57
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Divulgação - Assessoria
Foto: Divulgação - Assessoria

A Estação Cultural Haroldo Alvarenga, um novo espaço dedicado às artes e à memória de Foz do Iguaçu, foi inaugurada na noite desta quinta-feira (28).O espaço recebeu o nome em homenagem ao artista, poeta, músico e compositor que foi um dos maiores destaques das artes visuais no município.

A Estação Cultural está localizada no prédio histórico da antiga Câmara de Vereadores, na Praça Getúlio Vargas. O novo espaço conta com salas para exposições, uma galeria de artes, auditório e áreas para oficinas do projeto Foz Fazendo Arte, além de mostras literárias e eventos culturais.

Estrutura

A estrutura  é a segunda Estação Cultural de Foz do Iguaçu. A primeira foi a Estação Cultural João Sampaio, na Vila C, inaugurada em 2020. Os novos espaços são utilizados como  pontos de encontro da arte e da cultura, com oferta de cursos, oficinas, espaço para exposições e apresentações. O projeto de reforma do espaço foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos e executado pela empresa BDGE Empreendimentos Imobiliários, com um investimento estimado em  R$ 1 milhão. A obra é a oitava a ser realizada no modelo de Conversão de Área (TCA).

Homenagem 

Haroldo Alvarenga foi um dos nomes mais importantes na cena cultural de Foz do Iguaçu, deixando um legado que atravessou gerações. Nascido em 1945 na cidade de Taubaté, São Paulo, radicou-se na cidade em 1968, onde construiu uma trajetória de sucesso como artista plástico, coreógrafo, músico e professor.  Suas contribuições à cultura local incluem a criação da Orquestra Municipal, do Coral Municipal e da Associação Cultural de Artistas Plásticos do Iguaçu (ACAPI). Como escultor, destacou-se por capturar a essência das tradições locais, eternizando figuras como as de Naipi e Tarobá, com mais de 400 obras catalogadas e exposições realizadas em países como Estados Unidos, França e China. Faleceu em 10 de março de 2013. Durante a solenidade, a família recebeu homenagens pelo legado de Haroldo. “Hoje é com imensa emoção e um profundo sentimento de honra que nos reunimos aqui para celebrar a memória de um homem extraordinário, cuja trajetória  agora ganha vida e sentido nesse espaço cultural que leva o seu nome”, disse a filha Haline Alvarenga. 

Exposição

Após a inauguração, foi aberta para visitação pública a exposição "ACAPI: Uma História que Precisa Ser Mostrada", em comemoração aos 50 anos da Associação dos Artistas Plásticos de Foz do Iguaçu (ACAPI). Fundada em 1975, a associação completará 50 anos em 2025. A exposição inclui obras com mais de 30 anos. A mostra apresenta uma diversidade de técnicas, como esculturas e aquarelas, refletindo todo o histórico da ACAPI.A exposição reúne mais de 50 obras do acervo da associação, além de peças cedidas pela família de Haroldo Alvarenga.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias