A Secretaria de Estado da Educação (Seed) do Paraná divulgou nesta semana a ata de homologação que determina quais instituições particulares de ensino serão responsáveis pela administração de cada colégio que integra o programa Parceiro da Escola. Ao todo, 82 colégios de 34 municípios receberão o suporte da iniciativa privada para a realização de obras de manutenção e reparos na infraestrutura, execução de serviços administrativos e gestão de equipes terceirizadas de limpeza e segurança. Entre esses colégios, quatro estão localizados em Foz do Iguaçu, além de outros dois pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Foz, situados em Medianeira e Matelândia.
Em Foz do Iguaçu, o governo estadual decidiu incluir quatro colégios no programa mesmo sem alcançar o quórum mínimo de votação da comunidade, que deveria ser de 50% mais um. Em 2025, os colégios Ayrton Senna da Silva, Gustavo Dobrandino da Silva, Juscelino K. de Oliveira e Almirante Tamandaré passarão a ser administrados pela empresa Grupo Positivo. De acordo com a Secretaria de Educação, a inclusão dessas escolas foi feita com base em critérios técnicos, como a falta de divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), resultados abaixo da média estadual nas avaliações ou frequência escolar inferior a 85%.
Com a adição das quatro unidades de Foz, a Positivo assumirá a gestão de 31 colégios em parceria com a Tom Educação. Atualmente, a empresa atende cerca de 500 mil alunos e colabora com mais de 1.900 escolas. O secretário estadual de Educação, Roni Miranda, informou que o modelo Parceiro da Escola começará a ser implementado em janeiro. Também fazem parte do programa o Colégio Estadual Rui Barbosa, de Matelândia, e o Colégio Estadual Belo Horizonte, de Medianeira.
A relação completa das escolas e das empresas responsáveis pela gestão administrativa de cada uma está disponível no Portal da Transparência, onde também podem ser consultados a análise técnica realizada pela Seed e o resultado final da classificação das empresas em cada lote de colégios.
Mín. 23° Máx. 36°