A Receita Federal deflagrou entre os dias 6 e 9 de março a Operação Cinzas, com o objetivo de combater o contrabando e o descaminho de mercadorias. A ação ocorreu em centros de distribuição e em transportadoras de marketplace localizadas em diferentes cidades do norte e oeste do Paraná.
Entre os itens retidos estão cigarros eletrônicos, smartphones, tablets, perfumes, drones e outros eletrônicos, que estavam sendo enviados de forma irregular para o Brasil. Foram apreendidos 1.188 volumes de mercadorias estrangeiras com um valor total estimado em R$ 600 mil.
A Operação Cinzas faz parte de uma série de ações coordenadas pela Receita Federal para combater a entrada de mercadorias sem o devido pagamento de impostos no país, especialmente em períodos pós-festivos, como o carnaval, quando o volume de encomendas tende a aumentar.
A Receita Federal alerta que qualquer mercadoria que entre no Brasil de forma ilegal está sujeita à apreensão e aplicação de multas aos responsáveis. Além das apreensões, a operação tem como objetivo garantir a segurança dos consumidores e proteger o mercado formal de produtos irregulares.
Mín. 18° Máx. 26°