Sexta, 25 de Abril de 2025
Publicidade

Transporte coletivo de Foz do Iguaçu recebe quatro novo ônibus

Os novos ônibus, equipados com ar-condicionado, wi-fi e carregadores de celular, chegam uma semana após a renovação do contrato da Prefeitura com a Viação Santa Clara.

14/03/2025 às 16h26 Atualizada em 17/03/2025 às 11h13
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Divulgação - Assessoria
Foto: Divulgação - Assessoria

Quatro novos ônibus zero quilômetro em breve estarão circulando no transporte coletivo de Foz do Iguaçu. Os veículos foram recebidos, nesta sexta-feira (14), pelo prefeito General Silva e Luna, em visita à garagem da empresa responsável pela operação do sistema. 

Os novos ônibus, equipados com ar-condicionado, wi-fi e carregadores de celular, chegam uma semana após a renovação temporária do contrato entre a Prefeitura de Foz e a Visac, que teve como compromisso por parte da empresa a substituição de todos os veículos sem ar-condicionado até o final do ano. 

Após passar pela vistoria do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu - Foztrans, os veículos substituirão, nos próximos dias, ônibus sem ar-condicionado que operam nas linhas 10 - Cidade Nova, 200 - Gleba Guarani, 320 - Interbairros e 325 - Jardim Guarapuava. 

“A chegada desses novos ônibus logo após a renovação é uma demonstração da sensibilidade da empresa com a entrega de uma melhor qualidade de serviço à população. Esse é o interesse em comum com a prefeitura, prestar o melhor atendimento possível ao cidadão e o desenvolvimento da cidade”, destacou o prefeito General Silva e Luna.

Acompanhamento contínuo

Na visita à garagem da empresa, acompanhado da secretária de Transporte e Mobilidade Urbana e diretora-superintendente de Foztrans, Aline Maicrovicz, e o secretário de Comunicação e Relações Institucionais, João Zisman, o prefeito conheceu o funcionamento e a operação do sistema pela Visac.

“Vamos continuar acompanhando de perto essa prestação de serviços para garantir melhorias para aqueles que dependem do transporte coletivo e para que outras pessoas que ainda não utilizam optem pelo serviço pela qualidade do atendimento”, ressaltou o prefeito. 

Renovação

O contrato com a Visac foi renovado temporariamente para evitar a interrupção de um serviço essencial na cidade. A suspensão do transporte público afetaria milhares de estudantes e trabalhadores que dependem dos ônibus diariamente, impactando também a economia local.

O processo licitatório para a contratação de uma nova empresa deveria ter sido iniciado no ano passado, mas o estudo necessário para definir os requisitos só foi contratado em dezembro de 2024. O novo contrato tem duração prevista de 24 meses, podendo ser encerrado assim que o estudo for concluído e o novo processo licitatório realizado.

Esse estudo inclui uma análise detalhada das necessidades dos usuários, com participação da população para melhor compreensão das demandas. Também abrange a revisão tarifária, a reorganização das linhas, a definição de locais para novos terminais e linhas alimentadoras, além da escolha dos tipos de veículos — como elétricos e articulados — e a identificação dos horários e bairros com maior demanda.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias